Incluída no programa olímpico na edição de 1984, em Los Angeles, a ginástica rítmica tem como principais nome os países da antiga União Soviética. A Rússia dominou as últimas três edições, ganhando os dois ouros em disputa, no individual e por equipes.

Evgeniya Kanaeva é favorita ao ouro
A disputa em Londres, no entanto, promete ser acirrada depois da Itália ter vencido a prova por equipes nos últimos três Mundiais. A Rússia ficou apenas na terceira posição em 2009 e 2010, atrás também da Bielorússia, bronze nos últimos Jogos e muito forte no esporte. Apesar da força no atual ciclo olímpico, a Itália nunca foi campeã olímpica e tem apenas uma medalha, de prata, em todas as edições em que a modalidade foi disputada.
Na prova individual, o grande nome é Evgeniya Kanaeva. Campeã olímpica em 2008 e Mundial em todas as edições de 2009 a 2011, ela é a favorita ao inédito bicampeonato olímpico. Sua conterrânea Daria Kondakova foi prata nas três ocasiões, e também é uma concorrente forte à medalha.
Quando: 9 a 12 de agosto
Onde: Wembley Arena
Provas: Individual e por equipe
Em Pequim: A Rússia levou o ouro nas duas provas, e a Bielorússia levou mais duas medalhas, uma prata e um bronze
Brasil na modalidade: O Brasil não se classificou para as Olimpíadas de Londres; as melhores colocações foram conquistadas nas edições de 2000 e 2004, quando a equipe ficou em 8º
Deixe um comentário