Esporte que reúne cinco modalidades diferentes, o pentatlo moderno é dominado por atletas europeus. A competição reúne as provas de natação, esgrima, hipismo e evento combinado (tiro + corrida), e é disputada no feminino e masculino.
O Brasil tem uma das melhores atletas do mundo na categoria, a pernambucana Yane Marques, que fez um ciclo olímpico muito consistente, ficando entre as oito primeiras em todas as principais competições. A melhor colocação foi o sexto lugar nos Mundiais de 2010 e 2012.

Britânicas tem grande tradição na modalidade em Olimpíadas
Feminino equilibrado
A prova feminina deve ser muita disputada. Nos últimos quatro mundiais, a modalidade viu quatro campeãs diferentes. A britânica Mhairi Spence tem o título deste ano e chega animada para faturar o ouro em casa. A segunda classificada do país é Samantha Murray, terceira no Mundial deste ano e campeã olímpica em 2000.
Uma das mais regulares e que chega muito forte é a alemã campeã olímpica Lena Schöneborn, bronze em dois dos Mundiais deste ciclo, que costuma ir bem no evento combinado. A francesa Amelie Caze, que tem na esgrima o ponto forte, tem três títulos mundiais e também é forte concorrente. Yane Marques não chega como favorita, mas tem melhorado sua corrida, até agora seu ponto fraco, tem uma boa natação, e é muito consistente em todos os esportes, sem nenhum muito ruim. Se acertar tudo no dia, pode subir ao pódio.
Russos no masculino
O grande favorito ao ouro é Andrey Moiseyev, bicampeão olímpico, campeão mundial em 2011 e vice este ano. Seu principal adversário deve ser o compatriota Serguei Karyakin, campeão mundial em 2010. Um concorrente muito forte não estará em Londres pelo limite de dois atletas por país. É o atual campeão mundial Aleksander Lesun, também russo, que perdeu a vaga para os dois atletas. Além dos dois, um forte candidato é o húngaro Adam Marosi, quarto no ranking mundial e que tem ouro e bronze nos Mundiais deste ciclo olímpico.
Curiosidade
- O pentatlo moderno está no programa olímpico desde 1912, completando 100 anos em Londres. Mas a competição feminina só foi incluída em 2000
- As mulheres britânicas tem bom histórico na modalidade, subindo ao pódio nas três edições em que houve a disputa do feminino. Esse ano, o principal nome é a atual campeã mundial Mhairi Spence
- Houve uma mudança na regra em 2009, juntando o tiro com a corrida no evento combinado. Última modalidade disputada, os atletas intercalam três vezes de cinco tiros com corrida de 1 km.
Quando: 11 (masculino) e 12 de agosto (feminino)
Onde: Copper Box (esgrima), Aquatics Centre (natação) e Greenwich Park (hipismo e evento combinado)
Provas: Pentatlo moderno feminino e masculino
Em Pequim: Nenhum país se destacou sozinho. Alemanha e Rússia levaram um ouro cada, e Lituânia foi o único país a subir no pódio no feminino e masculino, com uma prata e um bronze
Brasil na modalidade: Yane Marques
Deixe um comentário