O taewkwondo tem quatro categorias masculinas e quatro femininas nas Olimpíadas, com um total de oito medalhas de ouro distribuídas e a particularidade de algumas disputas de lutas de duas medalhas de bronze. A Coréia do Sul é a maior potência da modalidade e possui nove ouros olímpicos e destaque nos Mundiais dos últimos quatro anos.
Pela regra da modalidade, no entanto, a Coreia do Sul aumentar seu histórico em apenas quatro medalhas ao final dos Jogos. Cada país pode levar apenas quatro atletas para a competição, dois homens e duas mulheres, dentro das oito categorias, sem conseguir representantes em todas. Se em modalidades como o tênis de mesa, badminton e os saltos ornamentais a disputa interna por categoria já é grande na grande potência das modalidades, China, o caso do taekwondo na Coreia é ainda mais acirrado, com os atletas competindo não apenas internamente em suas categorias mas para ter tamanho domínio que sejam escolhidos em lugar de outras categorias.
A Coreia levará representantes no 58kg e 80kg no masculino e até 67kg e acima de 67kg no feminino – esta uma concorrente direta da brasileira Natalia Falavigna, que já tem um bronze olímpico na carreira. A categoria tem ainda uma mexicana muito forte, Maria Espinoza, campeã olímpica e que dará trabalho a Falavigna. Além do México, que levou dois ouros em Pequim, ficando em segundo no quadro de medalha, outra força das Américas é os EUA, que tem seis medalhas na modalidade desde que ela começou a ser disputada em Jogos, na edição de 2000. Na Ásia, além da Coréia, Irã e China são fortes na modalidade.
O Brasil irá a Londres com dois atletas, Diogo Silva (quarto colocado em Atenas, não esteve em Pequim) e Natália Falavigna (também quarta colocada em Atenas e bronze em Pequim). Os dois tem chances de medalha embora não cheguem como favoritos em suas categorias.
Quando: 8 a 11 de agosto
Onde: ExCel
Provas: São oito provas, quatro no feminino (até 49kg, até 57kg, até 67kg e acima de 67kg) e quatro no masculino (até 58kg, até 68kg, até 80kg, acima de 80kg).
Em Pequim: A Coreia foi 100%, levando todos os quatro ouros que podia. O México veio em seguida, com dois ouros, e a China em terceiro, com um ouro e um bronze
Brasil no taekwondo: O Brasil será representado por Diogo Silva e Natália Falavigna
Deixe um comentário