O grande evento esperado para amanhã é a Cerimônia de Abertura, que acontece às 17h (horário de Brasília), marcando o início oficial dos Jogos Olímpicos de Londres. No entanto, um atleta brasileiro tem na sexta-feira o dia decisivo de disputas nos Jogos. Daniel Xavier, único brasileiro classificado no tiro com arco, compete logo pela manhã no ranking round.
A partir dessa fase, onde atiram todos os 64 atletas, serão definidas as chaves do mata-mata, que acontece dia 30/julho. Depois dessa fase, o 1º joga contra o 64º, o 2º contra o 63º e assim por diante. Assim, é importante que Daniel termine em uma boa colocação, para não enfrentar logo de cara um adversário de peso. Foi o que aconteceu com Luiz Trainini, único representante brasileiro em Pequim, que terminou em 61o e caiu já pegou na primeira fase o sul coreano Park Kyung-Mo, que acabaria ficando com a medalha de prata.
Daniel fez um bom ciclo olímpico. Não foi ele quem conquistou a vaga brasileira para Londres, mas Bernardo Oliveira, jovem de 18 anos que ficou em segundo no pré olímpico continental. A vaga foi conquistada para o Brasil e a regra da Confederação foi que o melhor brasileiro na etapa de Ogden da Copa do Mundo seria o representante. Quinto colocado na eliminatória, Daniel conquistou o direito. Nos últimos quatro anos ele foi de fato o melhor brasileiro na modalidade, terminando em 33º no Mundial de 2011 e 5º lugar no PAN de Guadalajara, modalidade que, diferente de outros esportes, teve alto nível técnico no continental, com seleções A dos EUA e Canadá.
O Brasil só enviou atletas para o tiro com arco em duas ocasiões, Barcelona-1992, com Victor Krieger e Renato Dutra e Melo Emílio, que ficaram em 30º e 49º lugar, e Gustavo Trainini, que caiu na primeira rodada em Pequim. Em entrevista a Guilherme Giorgi Costa, do blog Brasil em Londres, Daniel afirmou que pode até brigar por medalha em Londres, animado após ficar em nono na Copa do Mundo dos EUA. De fato, pelo formato da competição, é possível que Daniel surpreenda favoritos, mas a medalha em si é mais complicada. Aos 29 anos, Daniel Xavier tem condições de fazer o melhor resultado do Brasil, superando o 30º lugar de Krieger, o que seria muito importante. 
Melhor colocação do Brasil na modalidade: 30º, de Victor Krieger em Barcelona-1992
O que está em Jogo hoje: posição no chaveamento para o mata-mata. É importante conseguir uma boa pontuação para não pegar os favoritos logo na primeira fase do Mata mata
Melhor resultado de Daniel Xavier: 33o no Mundial de 2011
Deixe um comentário