O Brasil fez uma boa participação no Sulamericano de luta olímpica, realizado no último final de semana em Lima, no Peru. A seleção de 16 atletas teve como destaques Aline Ferreira, Davi Albino e Antoine Jaoude, que conquistaram o ouro na competição. Os três já vem se destacando e são nomes fortes para o ciclo olímpico. No total, o Brasil somou 11 medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e seis de bronze, terminando em segundo lugar na classificação geral.
Aline, que ficou muito perto de vaga para as Olimpíadas, foi ouro na categoria 72kg, batendo a olímpica colombiana Ana Talia Betancur David. Aline foi vice campeã mundial junior em 2006, 10a no Mundial absoluto deste ano e prata no PAN de Guadalajara, e ficou muito perto da vaga olímpica nos três pré olímpicos disputados. Susana Almeida foi bronze na categoria até 48kg e Gilda Oliveira, se recuperando de ciruriga no joelho, foi prata na categoria até 67kg.
No estilo greco romano – que não teve representantes brasileiros nas últimas Olimpíadas - o Brasil conquistou quatro medalhas, com destaque para o ouro de Davi Albino. O atleta, da categoria 96kg, ficou perto de se classificar para Londres, terminando a uma posição da vaga no último pré olímpico, e é um nome forte para esse ciclo olímpico. Antonio Henriques ficou com a prata na categoria mais pesada (120kg) e Diego Romanelli (60 Kg) e Felipe Macedo (74 Kg) foram bronze.
Deixe um comentário