Essa não será a estreia do rugby em Olimpíadas. Ele participou das edições de 1900, 1908, 1920 e 1924, e o criador das Olimpídas da era moderna, Barão de Coubertin, era um grande fã da modalidade. Além da saída do Barão da presidência do COI em 1924, um dos fatores para o rugby sair do programa olímpico a partir dali foi a pouca importância dada aos Jogos pelas principais forças da modalidade.

EUA x França nos Jogos de 1924
Em 1924, apenas Estados Unidos, França e Romênia participaram. Nos Jogos anteriores, alguns chegaram a levar equipes locais para representar o país, como a Inglaterra em 1900, enquanto outros recusaram o convite (África do Sul e Nova Zelândia em 1908). Além disso, o IRB não se filiou ao movimento olímpico até 1994, quando passou a ser esporte reconhecido pelo Comitê. Foi a partir dai que iniciaram-se as negociações para a volta do esporte às Olimpíadas.
A volta
Em votação em outubro 2009, o rugby ganhou o direito de retornar o programa olímpico, em votação com 81 votos a favor e oito contra. Pesou a favor da decisão o maior comprometimento das seleções com tradição na modalidade, o comitê do IRB composto por representantes de países de todas as regiões do mundo, mostrando diversidade regional, o passado olímpico e o crescimento do esporte em países emergentes. A disputa da modalidade também no feminina contou pontos a favor. Esse post,do Blog do Rugby (hoje Portal do Rugby) resume bem os pontos e o caminho daqui para frente.
Também é interessante ver a repercussão na comunidade do rugby à época da decisão. O técnico da Seleção de Sevens da África do Sul, Paul Treu, escreveu sobre o dia da reintegração do rugby nos Jogos: “Friday was just magic. To us it felt like a bit of a formality, because we were so confident in Sevens as a sport, and I must admit that even before the announcement we had a toast to Sevens!” [Sexta-feira foi simplesmente mágico. Para nós, pareceu um pouco como uma formalidade, porque estávamos muito confiantes no Sevens como um esporte, e devo admitir que, mesmo antes do anúncio fizemos um brinde ao Sevens!]. O site da IRB traz uma série de notícias com a reação após a decisão, e diz que o dia 9 de outubro será “sempre lembrado como um dia monumental para a história do rugby, em matéria intitulada: “Olympics: sevens heaven por rugby”, fazendo trocadilho com a palavra Sevens e Heaven (paraíso, em inglês).
Deixe um comentário