É terça-feira. Mas podia ser segunda, quarta, quinta, sexta, final de semana, feriado. A rotina de Lara e Nayara é a mesma: as 7h30 da manhã, elas já estão na piscina social do Paineiras para o primeiro treino do dia, até as 10h, supervisionadas pela técnica Andrea Curi.
Foi Andrea quem convidou Nayara para treinar no Paineiras, quando ela tinha 10 anos. Incentivada pela avó, que queria que os netos praticassem esporte, Nayara tentou natação e ballet e não deu certo. Até que viu um treino de nado sincronizado no Ibirapuera, se apaixonou e começou a treinar. Não parou mais. Lara também começou cedo. Praticava esporte desde muito nova, e aos oito anos pediu aos pais para entrar no nado sincronizado. Entrou no Tijuca, no Rio de Janeiro. Também não parou mais.
Juntas, Lara e Nayara conquistaram três sulamericanos absolutos no dueto, um bronze no PAN de Guadalajara (Lara ainda tem um bronze nos Jogos do Rio, quando competiu ao lado de Caroline Hildebrandt) e uma participação olímpica em Pequim-2008, quando terminaram na 13ª colocação. Além dos títulos, compartilham o sonho e objetivo de ficar entre os dez primeiros duetos nas Olimpíadas de Londres.
Treinamento
Para alcançá-lo, o ciclo olímpico foi intenso. No final de 2010, as duas decidiram que passariam a treinar em dois períodos e se
dedicar ainda mais ao esporte, visando o Mundial e as Olimpíadas. Lara havia acabado de se formar em administração de empresas e Nayara trancou a faculdade de educação física. A rotina inclui o treino da manhã na piscina, musculação, uma preparação de dança que inclui movimentos de ballet, yoga e pilates, e mais uma sessão dentro d´água a tarde. A rotina se encerra as 19h, e é repetida diariamente.
Repetição é uma das chaves para o treino de nado sincronizado. Além da rotina, elas repetem exaustivamente os movimentos da coreografia.Tudo sob o comando de Andrea Curi, e em alguns períodos do ano, da canadense Leslie Sproule, que passou a reforçar a comissão técnica brasileira. Em um esporte onde ainda há grande componente subjetivo e político na atribuição de notas pelos juízes, a presença da canadense como técnica do Brasil é muito importante não apenas tecnicamente mas para dar mais força e peso às atletas em competições internacionais.
Em Londres
Garantidas nas Olimpíadas após o pré olímpico realizado em Londres, quando terminaram na nona colocação, Lara e Nayara sabem quem são as adversárias a mirar para alcançar o desejado top 10. “O objetivo principal é pegar final. Estamos confrontando diretamente com a Grécia, EUA, Inglaterra e França. Estamos indo para cima”, afirma Nayara após um treinamento no Paineras, a 53 dias dos Jogos. “No pré olímpico a gente já ganhou em uma das coreografias da França, então vimos que é viável. Queremos ficar melhor do que a posiçao das gêmeas [Isabela e Carolina de Moraes, 12º em Sidney e Atenas]“.
O dueto viaja para Londres no dia 29 de julho, e a competição de nado sincronizado começa dia 5 de agosto. Até lá, decidiram não participar mais de competições para melhorar o condicionamento físico, um dos pilares de uma boa prova.
Depois
“Depois.. estamos tão focadas nas Olimpíadas que nem conseguimos pensar nisso”, responde Lara quando um dos jornalistas presentes ao treino pergunta como será a vida após Londres. ”Mas queremos estudar. Eu quero terminar a faculdade e a Lara quer fazer pós”, conta Nayara, e Lara complementa que, com o esporte correndo na veia, quer trabalhar com gestão ou marketing esportivo.
“Mas há o sonho também de continuar até 2016, não é uma hipótese descartada. Temos que ver como vai ser o ciclo olímpico, a comissão técnica, aonde vai ser a estrutura”, pondera Lara. O dueto tem patronício dos Correios desde que foi formado, que cobre os custos com a comissão técnica e as principais viagens, e este ano conseguiu uma ajuda fundamental com o patrocínio da empresa Asterisco, do empresário Roberto, descrito por Lara como “um apaixonado por esporte”. Embora já recebessem salário do Correios, é a primeira vez que tem a tranquilidade de uma sobra para sustentar não só a carreira como às duas também.
Deixe um comentário