A cidade de Acapulco, no México, foi palco da primeira etapa da Copa do Mundo de Tiro ao prato. A competição aconteceu na última semana e foi a primeira com as novas regras para o tiro, que pretendem dar maior dinamismo à modalidade: agora os pontos da qualificação não são transportados para a fase final, com todos atletas começando do zerona semifinal e final.
Foi na estreia da nova regra e em sua própria estreia em Copas do Mundo que Amber Hill concentrou os olhares da comunidade de tiro esportivo. Aos 15 anos, a britânica venceu a prova de skeet, depois de superar o recorde mundial júnior na qualificação (68 acertos), passar pela campeã olímpica de 2008, Chiara Cainero, na semifinal (acertou 15 de 16 alvos, contra 14 da italiana) e vencer a experiente Diana Bacosi na final (15 acertos, contra 11 da adversária).
Hill, que disse ao final da competição que sonha em levar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, começou a praticar o tiro aos 10 anos. “Quando eu tinha 10 anos, eu não queria passar os meus domingos assistindo os jogos de rugby do meu irmão. Então acabei no campo de tiro com o meu avô. Ele me apresentou ao esporte”, afirmou em entrevista ao site da ISSF, Federação Internacional de Tiro Esportivo.
Há um ano e meio Amber treina com Joe Neville, técnico da seleção britânica nos Jogos Olímpicos de 2012. O país tem tradição no esporte (um dos nove que foi disputado na primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em 1896) – é o quinto no quadro de medalha de todas as edições com Jogos, com 13 ouros e 44 medalhas no total. Competindo em casa, a Grã Bretanha conquistou um ouro nas últimas Olimpíadas, com Peter Wilson na fossa olímpica.
Deixe um comentário