A segunda etapa da Copa do Mundo ISSF de Carabina e Pistola 2013, realizada em Fort Benning, GA, EUA, teve bons resultados brasileiros e jovens atiradores chegando ao lugar mais alto do pódio. A terceira e penúltima etapa da Copa do Mundo ISSF de Carabina e Pistola 2013 será disputada em Munique, Alemanha, entre os dias 24 e 29 de maio.
Pistola de Ar 10m – Disputa Asiática: Kim Jangmi, da Coréia do Sul, venceu a prova depois de um shoot-off. A atiradora coreana, de 20 anos, marcou 199,6 pontos, superando Sun Qi, da China, 26 anos, por 9,6 a 9,1 em um shoot-off para o ouro. Kim, campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010 e campeã olímpica de 2012, na Pistola 25m, já havia terminado no pódio no início da temporada, quando embolsou o bronze na primeira etapa da Copa do Mundo ISSF de Carabina e Pistola do ano, em Changwon, na Coréia do Sul. A medalha de bronze foi para Zorana Arunovic, 26, da Sérvia, que havia liderado a etapa de qualificação.
Brasileiros: O melhor resultado foi o de Cássio Rippel, quinto lugar, na Carabina Deitada.Na fase classificatória da Carabina Deitado, Cassio foi o terceiro melhor colocado, com 625,3 pontos, e se qualificou para disputar a etapa final. Felipe Wu, 20 anos, atleta mais jovem da delegação brasileira, repetiu seu melhor resultado e terminou em oitavo na Pistola de Ar 10m, depois de se classificar em sexto. Julio Almeida, com 573 pontos, terminou em 26º lugar. José Carlos Batista, com 571, em 30º. Na Carabina 3 posições, Bruno Lion Heck terminou em 23º, com 1159 pontos, Rocco Rosito em 34º, com 1151, e Leonardo Moreira em 35º, com 1147 pontos. Na Pistola 50m para homens, Stenio Yamamoto ficou em 22º lugar, com 547 pontos; Julio Almeida, com 544, chegou em 26º e José Carlos Iengo, na 27ª colocação, com 542 pontos.
Carabina de Ar – Pódio jovem: Haoran Yang, de 17 anos, da China, venceu a prova da Carabina de Ar 10m, terminando no topo de um dos pódios mais jovens da história das Copas do Mundo ISSF, cuja média de idade dos medalhistas é, historicamente, de 21 anos. O atirador chinês marcou 208,7 pontos, durante a final, terminando em primeiro lugar com mais de dois pontos de vantagem sobre os outros concorrentes. Seus adversários sabiam que ele era um hábil atirador, tendo em vista que ele havia vencido o Campeonato Asiático 2012 com apenas 16 anos de idade. Mas ganhar uma medalha de ouro na Copa do Mundo ISSF, competindo contra alguns dos melhores atiradores de carabina do mundo, em sua primeira tentativa, com grande vantagem sobre os demais atiradores, superou todas as expectativas. A medalha de prata foi para o atirador casa, Dempster Christenson, 22, dos EUA, que nunca havia participado de uma final da ISSF antes. Christenson foi seguido pelo atual campeão europeu Sergey Richter, de Israel, de 24 anos.
Ídolo local vence Pistola de Ar 10m: O atirador Will Brown, de 21 anos, venceu apesar de ser finalista pela primeira vez, derrotando atletas olímpicos qualificados. Natural de Idaho, que agora é parte da equipe olímpica dos EUA, ele treina em Colorado Spring. Oleh Omelchuk, da Ucrânia, 29 anos de idade, duas vezes campeão olímpico, garantiu a medalha de prata com uma pontuação final de 199,5 pontos, enquanto medalha de bronze foi para o russo Denis Koulakov, 30, com 180,6 pontos.
China + China: Mostrando grande confiança com as novas regras da ISSF, as duas companheiras de equipe chinesa Wu Liuxi e Chang Jing terminaram juntas no topo do na final da Carabina de 10m. Wu Liux se classificou em terceiro com 417,5 pontos, fazendo em seguida, amaior pontuação final de ontem, 210,0 pontos, para ganhar sua segunda medalha de ouro consecutiva da temporada da Copa do Mundo ISSF. Após Zublasing, Andrea Arsovic, da Sérvia, terminou em quarto lugar, com 165,1 pontos, enquanto o quinto lugar foi para a russa Daria Vdovina, que marcou 143,8 pontos. Maren Prediger, da Alemanha, pela primeira vez participando de uma final, terminou em sexto com 123,5 pontos, enquanto medalhista olímpica de bronze de 2008 a Croácia Snjezana Pejcic fechou a rodada em sétimo, com 102,0 pontos. Du Bei, a terceira finalista chinesa, competindo em sua primeira prova ISSF, foi a primeira a deixar a final, terminando em oitavo lugar, com 80,2 pontos. Aproveitando a vantagem oferecida por seu adversário, o atirador alemão de 25 anos conquistou seu primeiro ouro ISSF na final da Carabina 3 Posições na segunda etapa da Copa do Mundo ISSF
Carabina 3 Posições: Daniel Brodmeier, 25 anos, da Alemanha venceu a prova da Carabina 3 Posições. O atirador alemão começou a competição com uma boa série na posição de joelhos e foi um dos melhores nos tempos de mudança entre as três posições. Mantendo uma freqüencia cardíaca baixa, Brodmeier acabou sendo o finalista mais preciso. A partir da posição deitado, o atleta alemão iniciou uma disputa tiro a tiro contra Kang Hongwei, da China, e contra o russo Fedor Vlaslov. Por fim, já na posição de pé, Brodmeier assumiu a liderança no último tiro, conquistando o ouro com uma pontuação final de 457,2 pontos. Kang não ajudou a si mesmo, fechando a final com um frustrante 7,2 e terminando em segundo lugar com uma pontuação final de 455,7 pontos. A medalha de bronze foi para o russo Fedor Vlaslov, de 29 anos. O atirador russo foi eliminado por Brodmeier em um shoot-off e fechou a partida com 447,0 pontos.
Carabina Deitado: A medalha de ouro ficou com o francês Valerian Sauveplane, oitavo lugar na fase de classificação, seguido pelo alemão Daniel Brodmeier, medalha de prata e por Fedor Vlasov, da Rússia, com a medalha de bronze. Outros dois brasileiros participaram da prova: Leonardo Moreira, 28º colocado, e Bruno Heck, que terminou na 52ª colocação.
Deixe um comentário