Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Guia para o pré olímpico de Nado Sincronizado

    12/04/2012 por Beatriz Nantes em Nado sincronizado, Reportagem / Sem comentários

    Começa no dia 18 de abril o Pré Olímpico de Nado Sincronizado, realizado no mesmo local onde a modalidade será disputada nas Olimpíadas, servindo também como Evento Teste do Centro Aquático de Londres. A competição contará com dois eventos, assim como as Olimpíadas: a disputa por equipes e duetos.

    Na Olimpíada, temos apenas duas medalha em disputa, uma para a equipe e uma para o dueto. Soma-se a pontuação da rotina técnica (elementos pré determinados, com ordem específica, duração de 2’50”) e da rotina livre (mais livre, contando a criatividade e inovação, duração de 4’00 por equipe e 3’30” para o dueto), e a equipe/dueto com mais pontos vence – no Mundial, há uma medalha para cada rotina, além da prova de solo, que não existe nos Jogos.

    Rússia é atual campeã mundial e olímpica

    Cinco nações já estão classificadas por equipes pelos torneios continentais realizados ano passado: Canadá, China, Austrália, Egito e Inglaterra (classificada como representante europeu por ser o país sede dos Jogos). Mais três vagas estão em disputa no Pré Olímpico, e as grandes favoritas são a Rússia, campeã mundial por equipes e grande potência da modalidade, e Espanha, bronze no último mundial nas rotinas livre e técnica.

    No dueto, 24 países disputarão as Olimpíadas. Os cinco já classificados por equipe tem automaticamente a vaga para o dueto, restando 19 vagas em jogo no Pré Olímpico. Três delas irão para os mesmos classificados por equipes – e trata-se, de fato, das mesmas favoritas, vide o ótimo desempenho dos duetos russo e espanhóis no último Mundial.

    O Brasil não tentará a vaga por equipes, mas está bem representado no dueto. Lara e Nayara, a dupla titular do país, têm grandes chances de carimbar o passaporte para Londres. As duas estão muito confiantes para a vaga, e os últimos resultados internacionais do dueto – bronze no PAN, 11o no Mundial de Roma e 12o no Mundial de Shangai – sustentam a expectativa positiva. Confira aqui a reportagem sobre as duas, após entrevista de Lara para o Esporte em Pauta.

     

    • Tweet

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter