Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • O que rolou nos esportes olímpicos?

    24/09/2012 por Beatriz Nantes em Reportagem / Sem comentários

    O evento mais importante da última semana foi o Mundial de Ciclismo Estrada, realizando em Limburg, Holanda. O Brasil esteve presente com dois representantes: Clemilda Fernandes, que esteve nas Olimpíadas, e acabou em 36o na prova de estrada no Mundial, e Rafael Andriato, de 24 anos, que terminou em 49o.

    Na vela, Robert Scheidt faz sua reestreia na classe Laser no Campeonato Italiano, que termina na terça-feira. O brasileiro está na liderança ao lado de Marco Gallo. Três vezes medalhista olímpico na classe Laser, incluindo dois ouros (1996, 2004), Scheidt competiu na Star nas últimas duas Olimpíadas, mas deve voltar para sua classe de origem, uma vez que a Star deve ficar fora do programa olímpico do Rio-2016 (a decisão não está fechada, mas é praticamente certa).

    Na final da Copa do Mundo de tiro, na Eslovênia, Roberto Schmits ficou em 11o no tiro ao prato, na fossa olímpica, com 117 de 125 pontos.

    No Sul-Americano de ginástica rítmica, realizado em Cali, Colômbia, o Brasil levou 13 medalhas de ouro e 18 medalhas no total. Brasil levou ouro por equipe e no individual geral nas quatro categoris (pré infantil, infantil, juvenil e adulto).

    Eventos nacionais

    - Polo Aquático: após mais uma etapa da V Liga Nacional masculina, Fluminense lidera com 6 pontos em três jogos. Sesi é segundo (5 pts, 4 jogos), e Botafogo terceiro (4 pts, 3 jogos). Sábado que vem a piscina do Pinheiros sedia a próxima etapa, com três jogos a partir das 16h.

    - Remo: em uma competição esvaziada, sem tradicionais clubes do Rio de Janeiro, o campeonato brasileiro de Remo foi disputado na raia da USP, com vitória do Pinheiros. De acordo com Marcelo Romando, do blog Brasil Olímpico, a não participação dos clubes cariocas se deve aos altos custos e ausência de verba orçamentária.

    - Handebol: Metodista venceu o Pinheiros por 32×23 e é a nova campeã paulista de handebol. Taubaté bateu Hebraica e ficou com o terceiro lugar.

     

    - Rugby: Pelas semifinais do Super 10, o São José venceu o Pasteur e o SPAC derrotou o Desterro. Os dois times se enfrentam no dia 30 na final, reeditando a semifinal de 2011, quando o São José sagrou-se campeão. No Super Sevens (Circuito Brasileiro de Rugby Sevens feminino), o SPAC venceu a quarta etapa, realizada em Florianópolis. O time divide com o Desterro a classificação da competição, com 67 pontos.

     

    Categorias de base

    Pentatlo moderno: No Mundial Jovem A disputaod na Hungria, Amanda Turete ficou na 47a colocação, melhorando frente o Mundial do ano passado, quando foi 55a. Brenna Lima ficou em 53o e Andressa Lima em 57o. No masculino, o melhor brasileiro foi Lucas Santos, que ficou em 43º com 4.260 pontos conquistados. Lucas Martinez foi o 68º (3.912) e Caio Silva o 70º (3.868).

    Levantamento de peso; No Mundial sub-17, disputato em Kosice, Eslováquia, Jonatham Gomes ficou em 13o na categoria até 62kg, com 216 pontos, e Michel Brito foi 15o na categoria até 94kg, com 255 pontos. Natascha Rosa ficou em 11o na categoria até 48kg, com 118 pontos, e Leticia Laurindo (até 53kg) foi desclassificada após falhar nas três tentativas de arranque.

    Hoquei na grama: no Pan-Americano Junior da modalidade, a seleção masculina terminou na nona colocação, e a feminina saiu da competição sem nenhuma vitória nos seis jogos. Foi a primeira experiência internacional da seleção formada por atletas até 21 anos. No masculino, o Brasil venceu a disputa pelo nono lugar, batendo a Venezuela por 3-2.

    Atletismo: no Sul-Americano sub-23, realizado no Ibirapuera, em São Paulo, o Brasil não teve dificuldades em vencer a competição, com 51 medalhas (24 ouros, 14 pratas e 13 bronzes), contra 14 conquistadas pela Colômbia, segunda no quadro de medalhas. Destaque para Geisa Arcanjo, que venceu com 18,43m. Sétima colocada em Londres-2012, ela é uma das boas promessas do atletismo brasileiro para o próximo ciclo olímpico.

    Futebol feminino: No Mundial sub-17, realizado no Azerbaijão, o Brasil estreou com derrota por 5×0 contra o Japão. O próximo jogo acontece na quarta-feira (26), contra o México.

     

    • Tweet
    • Tags:
    • Mundial de Ciclismo estrada
    • Sulamericano sub-23 atletismo

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter