Segunda competição mais importante do ano no triatlo, depois das Olimpíadas, a Grande Final do Circuito Mundial teve reedição das disputas olímpicas. Em Auckland, os melhores do mundo competiram na última etapa para fechar o Mundial da temporada. Jonathan Brownlee, bronze em Londres, e Lisa Norden, vice campeã olímpica, garantiram o título Mundial após a última etapa. 
No masculino, o espanhol Javier Gomez travou bela disputa com Jonathan Brownlee, britânico que foi bronze nas Olimpíadas. Na ocasião, a disputa de Gomez foi contra o irmão de Jonathan, Alistair, que sagrou-se campeão olímpico.
Dessa vez, Gomez levou a melhor no sprint final e venceu a prova por dois segundos, mas não conseguiu evitar o título mundial de Brownlee. Gomez foi segundo no ranking final, e o russo Dmitry Polyanskiy terminou em terceiro. Com o título de Jonathan, ele se torna o terceiro homem a ganhar a prova de elite e também a prova sub-23, depois de Alistair e Gomez – os três vem dominando a modalidade nos últimos anos.
No feminino, a vitória da Grande Final ficou com Anne Haug, da Alemanha, que terminou em segundo no Circuito. A norte-americana Gwen Jorgensen foi segunda, enquanto Barbara Riveros Diaz, do Chile, foi terceira. Em quarto, a vice campeã olímpica Lisa Norden garantiu o título do Circuito. Andre Hewitt, uma das favoritas ao título olímpico mas que acabou em sexto em Londres, ficou com o bronze do Circuito.
Brasileiros
Pamella Oliveira ficou em 15º. Mais uma vez, ela se destacou na natação, saindo em quinto da água. Nadadora nas categorias de base, a natação é a parte mais forte de sua prova. Apesar de ter melhorado muito sua corrida, novamente fazendo os 10km na casa de 36’’, essa continua sendo a parte mais fraca de sua prova comparada às demais – as nove primeiras na prova fizeram abaixo de 35’’30. Ela terminou o Circuito em 28o.
No masculino, Bruno Matheus foi 27º e terminou o Circuito em 79. O melhor brasileiro foi Reinaldo Colucci, em 68o. Ele não disputou a Grand Final.
Deixe um comentário