Começou o torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. A glamorosa Arena O2, em, Londres, esteve lotada nos dois jogos desta segunda-feira e viu quatro dos maiores nomes do circuito em ação. Formam o grupo A Novak Djokovic, Andy Murray, Jo-Wilfried Tsonga e Tomas Berdych. No B, Roger Federer, David Ferrer, Juan Martín Del Potro e Janko Tipsarevic fazem as honras. A ausência sentida é a de Rafael Nadal que, machucado, só volta às quadras no ano que vem, podendo inclusive ser ultrapassado pelo compatriota Ferrer no ranking mundial.
Murray e Berdych foram os responsáveis pelas raquetadas iniciais. O tcheco, em grande forma, começou arrasador e com muita potência e precisão fechou a primeira parcial em 6-3. Berdych teve as chances de concretizar o triunfo, mas desperdiçou break points e viu Murray reagir, devolvendo o mesmo placar. A terceira série foi mais tensa, com os dois tenistas arriscando menos. Com o apoio da torcida e a cabeça no lugar, Murray anotou a quebra decisiva e venceu com 6-4. O britânico larga na frente no grupo mais difícil da competição.
Mais tarde, Djokovic assumiu a liderança do grupo ao vencer em sets diretos o francês Tsonga. Após uma primeira parcial equilibradíssima definida apenas no tiebreak, o sérvio passeou no segundo e fechou com tranquilos 6-3. A diferença no jogo foi a paciência. Apesar de muito mais ousado, Tsonga pecou na afobação de resolver os grandes ralis. Djokovic, na dele, apenas esperou o momento certo de atacar. Deve se classificar em primeiro.
Importantes 1500 pontos estão em jogo. Djokovic não perde o primeiro posto da lista mundial e Federer está garantido logo atrás. Daí pra trás, todos lutam por colocações melhores que podem ser fundamentais no chaveamento do Australian Open em janeiro. Ou será que alguém quer pegar Nadal – que pode terminar o ano em 5º – em uma provável quartas de final?
Duplas – Também em Londres acontece o Finals de duplas. No grupo A, os irmãos Bryan foram surpreendidos pelos espanhóis Marcel Granollers e Marc López: 7-5, 5-7 e 11-9. No grupo B, Max Mirnyi e Daniel Nestor confirmaram o favoritismo e superaram Robert Lidstedt e Horia Tecau de virada: 4-6, 7-6 e 12-10. Completam as melhores duplas da temporada Leander Paes/Radek Stepanek e Aisam Qureshi/Julien Rojer no grupo A. No B estão ainda Mahesh Bhupathi/Rohan Boppana e Jonathan Marray/Frederik Nielsen.
Guilherme Daolio é Jornalista e Radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonado por tênis por influência de seu pai, acompanha o esporte desde pequeno. No momento em que Djokovic, Federer e Nadal polarizam as quadras, Guilherme arrisca suas raquetadas por aqui. Novidades, projeções, análises, informações, apostas e tudo que envolva a bolinha amarela vira assunto.
O nosso colunista já passou pela Rede Record e pelo Portal IG. Hoje é editor de texto da ESPN Brasil e louco por tênis.
Deixe um comentário