Velha rival das brasileiras, tricampeã olímpica (1992 a 2000) e uma das principais potências do vôlei feminino mundial, a Seleção Cubana está fora de Londres. Depois de perder a final do pré olímpico continental para a República Dominicana, que ficou com a única vaga em disputa, Cuba anunciou que não tem dinheiro para ir ao pré olímpico Mundial, que distribuirá as últimas três vagas olímpicas, e está fora dos Jogos de Londres.
A Seleção perdeu a final do pré olímpico da Norceca, que reúne países da América do Norte e América Central, por 3×1 para a República Dominicana. A seleção, treinada pelo brasileiro Marcos Kwiek, abriu dois sets de vantagem, vencendo por 25/18 e 25/23, e viu as cubanas diminuirem a vantagem depois de um set muito disputado, que temrinou em 27/29. No último set, comandadas pela atacante Bethania De la Cruz, as dominicanas venceram por 25/20 e colocaram o país de volta aos Jogos após uma edição ausentes.

Dominicanas levaram vaga da Norceca
Zebras nos torneios pré olímpicos
Cuba poderia conseguir a vaga no pré olímpico mundial, que será disputado no Japão no final de maio. No entanto, o país desistiu da participação por não ter verba para a viagem, e está fora das Olimpíadas de Londres. Em seu lugar, a Seleção de Porto Rico, terceira colocada no pré olímpico da Norceca, disputará o torneio.
Outra forte seleção que ficou sem vaga no pré olímpico continental foi a Rússia, que caiu na semifinal do torneio europeu diante da anfitriã Turquia, que hoje conquistou a vaga inédita em partida contra a Polônia. Para as russas, atuais bicampeãs mundiais, resta ainda a chance no pré olímpico mundial, para o qual tem participação garantida.
Além da Rússia, participam do torneio Sérvia, Japão, Taiwan, Coreia do Sul, Tailândia, Porto Rico e um representante da América do Sul (Brasil ou Peru, dependendo do resultado do pré olímpico sulamericano, que começa esta semana). O pré olímpico mundial distribuirá uma vaga para o melhor asiático e mais três vagas para Londres.
Deixe um comentário