Um dia depois do australiano James Magnussen vencer o 100 livre masculino, sua conterrânea Cate Campbell venceu a versão feminina da prova. Havia grande expectativa para recorde mundial – especialmente após a passagem de 24”85 nos primeiros 50 metros – mas Cate cansou no final e fechou para 52”34, um centésimos acima de sua melhor marca deste ano. É o primeiro título individual da nadadora, que ano passado foi campeã olímpica do revezamento 4×100 livre.
Nas Olimpíadas de Londres, Cate sofreu com um pancreatite que a deixou fora das provas individuais. Este ano, fez um ótimo início de temporada, chegando a Barcelona com o melhor tempo da história sem trajes (52”33) e o segundo melhor de todos os tempos, atrás apenas do recorde mundial de Britta Steffen, (52”07). A alemã estava na prova e terminou em sexto lugar, com 53”75.
Sarah Sjostrom, que foi campeã mundial do 100 borboleta e quarta colocada no 200 livre, provou que está muito bem na competição e terminou em segundo com 52”89, dois centésimos mais fraco do que seu melhor tempo. O bronze foi para a campeã olímpica Ranomi Kromowidjojo, com 53”42, pior do que sua marca em Londres-2012 e do que seu melhor tempo da vida.
Deixe um comentário