Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Quem é Graciele Hermann?

    02/02/2012 por Beatriz Nantes em Natação, PAN, Personagens / 11 Comentários

    A nova sensação da natação brasileira é gaúcha e tem 19 anos. Graciele Hermann surgiu para o público em geral após o PAN de Guadalajara. Ela chegou lá sem fazer muito barulho, conquistando sua primeira convocação para a Seleção Brasileira na última seletiva, e saiu como a maior surpresa do país, ao ficar a três centésimos do índice olímpico dos 50 livre. No final do ano, no Open realizado no Rio de Janeiro, Graciele confirmou as expectativas e atingiu a marca, nadando para 25″12, oito centésimos abaixo da marca A da FINA para a prova. Mas quem é essa nadadora sorridente de 19 anos, que está atualmente no México participando do treinamento em altitude com a Seleção Brasileira?

    Foto: Satiro Sodré

    Graciele começou a nadar aos 12 anos em Pelotas no Clube Brilhante.Uma pesquisa no site da CBDA indica que a atleta ainda não participava de campeonatos brasileiros na categoria infantil (13 e 14 anos). É de 2007, quando tinha 15 anos e já estava na categoria juvenil a primeira aparição nos resultados de campeonatos de categoria. Em Fortaleza, Graciele, única representante do clube pelotense na competição, nadou três provas e ficou de fora das finais nas três: 22o lugar no 100 e 200 peito, e primeira reserva (nona colocada) nos 50 livre, quando nadou para 28″80.

    Um ano depois, Graciele já estava no Grêmio Náutico União, uma das maiores potências da região Sul do país na natação. Em maio, ela já esteve presente no Maria Lenk, o campeonato brasileiro absoluto, na ocasião a última seletiva para as Olimpíadas de Pequim. Ficou em 20a reserva na prova de 50 livre nadando para 28″32, em setembro, no Finkel, baixou para 28″08 e pulou três posições para cima.

    O mais curioso de 2008, entretanto, foi que Graciele já havia chegado aos campeonatos nacionais absolutos mas continuou sem subir ao pódio no brasileiro de categoria. Ficou em 4o lugar no 50 livre tanto no nacional do meio do ano, realizado em Belém, quando nadou para 27″72, quanto no brasileiro de verão, realizado no Espírito Santo, nadando para 27″64. No Chico Piscina, tradicional competição infanto-juvenil do calendário da CBDA, por onde passaram César Cielo, Joanna Maranhão, Lucas Salatta, Thiago Pereira e outros grandes nomes da natação brasileira, Graciele ficou em 7o.

    Em 2009, já na categoria Júnior, Graciele subiu pela primeira vez ao pódio em campeonatos brasileiros de categoria, e não foi nem no 50 nem no 100 livre, mas no 100 peito, conquistando a prata no meio do ano. No final do ano, no mesmo torneio onde Cielo bateu o recorde mundial do 50 livre, Graciele ficou em 2o no 50 livre Júnior (o brasileiro júnior e sênior era realizado de tarde, e na manhã seguinte os oito primeiros de todas as categorias nadavam a OPEN; Graciele não chegou a classificar para nadar a final absoluta). Ao longo do ano, Graciele também marcou presença nos brasileiros absolutos, conseguindo chegar à final B do Finkel (100 livre) e do Maria Lenk (50 livre).

    2010 foi mais um ano de evolução. Neste ano, chegou à final do OPEN, desta vez disputado em piscina curta e ficou em sexto lugar. No torneio de categoria, foi campeã brasileira nos 50 e 100 livre, saindo da competição com o segundo e terceiro índice técnico, chamando a atenção o 25″92 no 50 livre na longa, no tradicional parque aquático Julio de Delamare, primeiro sub-26 em competições nacionais. Este ano, a competição que selou sua ida ao PAN foi a Tentativa de Índice para o Mundial de Xangai, quando nadou para 25″81, ficando em segundo lugar, atrás apenas de Flávia Delaroli, e a frente de nomes como Tatiana Lemos e Juliana Kury. No Maria Lenk, ficou em sétimo mas ninguém conseguiu superar seu tempo e sua vaga estava garantida.

    Em meio a tantos números e competições, uma coisa fica clara: Graciele certamente não era apontada como promessa quando era infantil ou juvenil, mesmo já sendo muito forte e com tempos consistentes, principalmente no juvenil 2. Sua evolução ao longo dos anos salta aos olhos e deixa claro que ainda que tenha sido surpresa para a grande maioria dos torcedores, vinha de um trabalho bem feito dos profissionais do GNU que certamente acreditaram nela esse tempo todo. Uma coisa em especial me chamou a atenção: os dois quarto lugares no brasileiro quando era juvenil 2. É muito difícil ficar em quarto e continuar, ainda mais chegando nesta idade quando se coloca a questão: vai continuar nadando ou vai prestar vestibular? – muitas vezes uma coisa exclui a outra no Brasil. É extremamente significativo que ela tenha continuado nadando.

    No PAN, Graciele melhorou 6 décimos e nadou duas vezes para a casa dos 25″20, uma vez para 25″28 nas eliminatórias e outra pra 25″23, na final. Faltam trés centésimos para o índice – esta barreira não é trivial mas é inegável que a marca está muito próxima. Graciele tem porte ideal para velocista: é alta, magra e forte. Mais do que isso, gostei muito de sua atitude após as provas. Sempre sorrindo, Graciele poderia ter reclamado ou se lamentado por ter ficado tão próxima da marca que precisava fazer e bater na trave, mas o que vimos foi o contrário, uma garota contente por ter chegado tão perto, certa do trabalho que tinha pela frente, e muito feliz.

    Foto: Satiro Sodré

    No Brasileiro Júnior – que não valia vaga olímpica – Graciele mais uma vez nadou muito bem e ficou novamente a oito centésimos da marca, aumentando a expectativa pelo Open. Na competição, nadou a eliminatória do 100 livre para 56″15, mas optou por não nadar a final para descansar para a principal prova. No dia 15 de dezembro, sexta de tarde, nadou em observação a última série do Brasileiro Sênior, válido como eliminatória para o Open, e marcou 25″12, conseguindo o índice olímpico.

    Foto: Ricardo Brandão/AGIF

    *O texto foi adaptado do original publicado no blog Londres 365 dias em 24 de outubro, publicado logo após o PAN, para incorporar o resultado da atleta nos demais torneios do ano. 

    • Tweet
    • Tags:
    • brasileiro júnior
    • brasileiro juvenil
    • clube brilhante
    • flávia delaroli
    • graciele hermann
    • grêmio náutico união
    • pan americano

    11 Comentários

    • Felipe Herrmann

      Parabéns pela matéria e pelas pesquisas feitas. São poucas jornalistas que tem uma profundidade e riquesa de detalhes como este site…. Tenha a certeza… que novas notícias virão e para melhor…. e esta menina que começou a competir co 15 anos vai surpreender muita gente em Londres!!! Vamos Quebrar Tudo!!!!

      30 nov 2011 02:11 pm
      Responder
        • cristina de león soares -kika

          "Quem é Graciele Hermann?"
          MINHA AMIGA, MINHA ÍDALA !
          Desejo que ela seja sempre a nº1, a primeira a chegar, a vencedora, a melhor, a insuperável !
          Sei de sua história e sei que ela é merecedora !
          ela vai quebrar tudo!
          nosso orgulho!

          30 Nov 2011 02:11 pm (@)
      • selmafelhberg herrmann

        Sou mae de GRACIELE ela e sempre uma menina de bom humor e com voltade de representar melhor suas provas
        palavras dela depois de cada compediçao
        ainda nao foi dessa vez
        mas pode ter certeza eu vou chegar la
        E digo a ela com força de vontade eFE DEUS vais conseguir vencer
        A todos
        um abraço

        30 nov 2011 02:11 pm
        Responder
        • Graciele Herrmann

          Grande Beatriz! Nunca me emocionei com reportagens que li, mas tenho que admitir que mesmo não nos conhecendo, você sabe MUITO da minha carreira.
          Parabéns pela reportagem.Mando muito bem
          Fica um sorriso e muitos abraços
          Obrigada
          Graciele Herrmann

          30 nov 2011 03:11 pm
          Responder
          • Suzana Fehlberg@hotmail.com

            Beatriz, concerteza o campeonato de fortaleza foi o dia que tudo começou, foi e sempre será um grande marco.

            30 nov 2011 05:11 pm
            Responder
              • Daniela

                HHEHEHEH só os de casa comentando.... familia unida....coisa linda a torcida é grande por vc Graci...o Roberto que diz temos que valorizar o que é da nossa terra....

                vc merece tudo mas tudo mesmo, por teres esta simplicidade que encanta a todos...vc esta despertando muitos fãs por aqui... no casamento da Su te conto...bjussss

                30 Nov 2011 11:11 pm (@)
            • marcia bonow leitzke

              Não conheço pessoalmente, mas com certeza la em casa TORCEMOS MUITO por ela. Conheço o pai . Ele fez eu olhar todas as reportagens que tinha na internet. PARABENS guria. E OBRIGADO por esta ALEGRIA. BEIJOS.

              01 dez 2011 01:12 pm
              Responder
              • Lucia Araujo

                Parabéns pela matéria, Beatriz!
                Muito bem colocada as atitudes da Graci após a eliminatória e a final. Enquanto a maioria dos brasileiros saia dando desculpas ou se justificando a Graci saiu sorridente e pronta para outra.
                Acredito que esta é apenas uma das tantas qualidades que ela tem.

                Ao longo destes quase 4 anos que a Graci está aqui no Grêmio Náutico União, a cada dia me surpreendo mais com o seu amadurecimento.

                Gracita, boas vibrações! Muitas outras apostas pela frente e a certeza que Londres é logo ali!!!!

                Lucia araujo
                Dir. Natação GNU

                02 dez 2011 04:12 pm
                Responder
                • Fabio Kiyoshi Onodera

                  Parabéns Graciele.. Parei de nadar a algum tempo, mas ainda tento seguir o máximo que posso sobre o mundo da natação…ótimas marcas, maravilhosos tempos, e com a riqueza de detalhes da Bia, dá muito orgulho de um dia ter feito parte desse mundo. E saber que está cada vez mais evoluindo, e rapidamente.
                  É isso ae, é por nadadoras como voce que eu tenho orgulho da Natação Brasileira.

                  02 fev 2012 10:02 pm (@Twitter)
                  Responder
                  • Clayton Miranda

                    Bia, parabéns pela matéria.
                    Para nos tornarmos uma potencia Olímpica, é absolutamente necessário valorizar atletas como a Graciele. Esse é um trabalho que poucos jornalistas fazem. Só aqueles que amam o esporte conseguem valorizar, apreciar e portanto escrever sobre atletas que tem na sua superação e determinação a forma de vencer.
                    É muito mais fácil escrever sobre grandes promessas, que desde cedo dispontam como possíveis campeões.
                    Fica aqui uma sugestão, uma matéria sobre as “grandes” promessas que nunca aconteceram.
                    Vamos valorizar o esforço a dedicação, aqueles que realmente acreditam e amam o que fazem.
                    Parabéns à atleta e à jornalista.

                    25 fev 2012 01:02 pm (@Twitter)
                    Responder

                    Deixe um comentário

                    Postando o comentário...

                    Receber os comentários deste post via e-mail

                    • Twitter