As duplas que representarão o Brasil no vôlei de praia masculino nas Olimpíadas ainda não estão definidas. Praticamente confirmados estão Emanuel e Alison, enquanto a segunda vaga ainda está em aberto entre Ricardo e Pedro Cunha e Marcio e Pedro Solberg. Os primeiros chegam a Londres como favoritos, detentores do título Mundial de 2011 e do circuito mundial do ano passado.
Emanuel é um dos principais atletas do vôlei de praia brasileiro. São duas medalhas olímpicas, as duas ao lado de Ricardo, que hoje faz dupla com Pedro Cunha. Juntos, os dois conquistaram o ouro em Atenas-2004 e o bronze em Pequim-2008, e foram ouro no Circuito Mundial de 2003 a 2007. O mais impressionante é que Emanuel já tinha ganhado o circuito quatro vezes e sido campeão Mundial mais duas, com outros parceiros, títulos que voltou a ganhar ano passado, dessa vez já fazendo dupla com Alisson.
Ricardo teve vários parceiros após Emanuel, e sua dupla com Pedro Cunha é relativamente nova. Hoje eles estão um pouco a frente de Marcio e Pedro Solberg, tendo vencido a dupla na etapa da Polônia do Circuito Mundial na final, ficando com o ouro. Nas outras três etapas, os resultados foram parecidos: cada dupla tem um bronze e as duas caíram nas oitavas na etapa de Pequim. Marcio também tem um currículo derespeito, com o vice campeonato em Pequim, ao lado de Fabio Luiz, com quem venceu um Mundial também, em 2005.
Concorrentes
Os principais adversários dos brasileiros devem ser os americanos Rogers e Dalhausser, atualmente em 2o no ranking olímpico, atrás de Emanuel e Alison. Os dois vão a Pequim em busca do bicampeonato olímpico, vindo de um segunda lugar no Circuito Mundial do ano passado. Neste ano, eles já venceram duas etapas, de Brasília e Shangai.
Outros que são fortes candidatos a medalha são os alemães Brink e Rckermann, 3o lugar no ranking olímpico. Campeões mundiais em 2009, foram bronze em 2001, perdendo para Emanuel e Alison na semifinal.
Deixe um comentário