Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Daniel Paiola é sexto reserva para vaga olímpica no badminton e não deve ir a Londres

    04/05/2012 por Beatriz Nantes em Badminton, Destaque, Home, Reportagem / Sem comentários

    A BWF (Federação Mundial de Badminton, na sigla em inglês), divulgou na noite de quinta-feira a lista dos atletas da modalidade classificados para as Olimpíadas, a partir do ranking mundial. O brasileiro Daniel Paiola, que por muitas vezes esteve perto da zona de classificação, fechou em 86o no ranking e, contando os descartes que levam em conta a restrição de atletas por país, é o 6o reserva da lista.

    Classificaram-se 40 atletas no masculino, com um representantes de cada continente e os primeiros colocados no ranking mundial, respeitando o máximo de três atletas por país (para aqueles com três atletas entre os quatro primeiros do ranking, caso da China, maior potência da modalidade), dois por país (para aqueles com dois atletas entre os 16 primeros, caso de Japão, Coreia, Indonésia e Dinamarca), e um pos país para o restante do ranking. A federação também incluiu dois atletas convidados a partir de uma comissão tripartite, com a inclusão de um atleta das Ilhas Maldivas e outro do Suriname, fazendo com que Paiola caísse mais duas posições.

    “É quase impossível seis atletas desistirem dos jogos. Um ou dois podem até não jogar, mas seis é um número é muito alto. Nos outros jogos, o último atleta classificado estava perto da casa dos 100, nesta lista, o primeiro da lista de espera está em 67º”, afirmou o atleta que faz 23 anos nesta sexta-feira, dia 4 de maio. Paiola foi o primeiro brasileiro a conseguir uma medalha individual no bandminton em Jogos Panamericanos, e esteve próximo de conseguir vaga. Seu melhor ano foi 2010, quando chegou a estar entre os primeiros 70 do ranking mundial.

    Paiola foi atrapalhado ainda por um problema logístico, sem conseguir viajar para a última competição que valia pontos no ranking, o Torneio Português Internacional. O atleta tinha voo marcado do Tahiti, onde disputou a última competição e caiu na segunda rodada, para Portugal, mas o voo foi cancelado por dois dias consecutivos e Paiola não conseguiu viajar. Este ano, Paiola disputou diversos torneios, mas não conseguiu avançar na maioria. Na Uganda, Áustria, Croácia, Peru e Polônia, Paiola caiu na primeira rodada, enquanto na Romênia perdeu no segundo jogo.

    • Tweet

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter