Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Em que pé anda a volta de Ian Thorpe?

    07/01/2013 por Beatriz Nantes em Natação, Notícias, Personagens / 1 Comentário

    Thorpe esteve nos holofotes este ano. Primeiro, na tentativa (sem sucesso) de se classificar para o time australiano nas Olimpíadas de Londres. Depois, com o lançamento de seu livro “This is me: uma autobiografia”, em que relata, entre outras coisas, que pensou em se matar quando esteve em depressão, entre 2002 e 2004.

    Com cinco ouros olímpicos e 11 títulos mundiais, Thorpe parou de nadar em 2006. Cinco anos depois, ele anunciou em rede nacional australiana que voltaria aos treinos, visando as Olimpíadas de Londres. Sua intenção era participar dos revezamentos 4×100 e 4×200 livre. Com 13 meses de treinamento – realizados na Suiça, com o técnico Gennadi Touretski – Thorpe ficou em 12o no 200 livre nos Trials, e 21o no 100 livre, longe da classificação olímpica.

    Em reportagem recente de Nick Hope, da BBC, Thorpe disse ao repórter que ainda tem uma vida na piscina e afirmou que não teve tempo suficiente para se preparar para a seletiva para Londres. Novamente, Thorpe ressaltou como sua relação com o esporte melhorou. “Eu voltei a gostar de treinar, gosto de entrar na piscina e nadar até que sinta que não tenho mais nada para tirar de mim”, disse o australiano,  maior ídolo da natação do país.

    Vai dar tempo?
    Thorpe disse que dessa vez terá tempo para treinar, diferente do que aconteceu antes de Londres, quando teve só 13 meses de treino.

    Mas será?

    Depois da seletiva australiana, em março, Thorpe trabalhou como comentarista nas Olimpíadas e depois se envolveu no lançamento de seu livro. Em dezembro, ele disse que de fato teve compromissos que interromperam seu treinamento, mas que as Olimpíadas tinham o ajudado a se motivar, e estava pronto para voltar a treinar.

    Não há como saber se ficou todo esse tempo parado, mas se iniciar o treinamento apenas agora, Thorpe deve ter novamente dificuldades para se classificar para a seleção australiana, agora rumo ao Mundial de Barcelona. A principal competição do ano na natação acontece no final de julho, mas a seletiva australiana está agendada para o final de abril. Como Thorpe teria dito que não pretende fazer todo o ciclo olímpico e espera nadar apenas até o ano que vem, restaria apenas o Commonwealth Games como competição de alto nível nadando pela seleção australiana.

    Uma das possíveis mudanças citadas pela reportagem foi a volta do Thorpedo para as provas que o consagraram: 200 e 400 livre. Bicampeão olímpico no 400, ele deixou a prova de lado na tentativa para as Olimpíadas, mas o head coach da Austrália, Leigh Nugent, acredita que ele deveria voltar para o meio fundo, uma vez que fisologicamente ele teria dificuldades em provas de velocidade. Interessante lembrar que, em Atenas-2004, além do ouro no 200 e 400 livre, Thorpe ainda beliscou um bronze no 100 livre. Somado ao bronze no Mundial do ano anterior e suas participações memoráveis em revezamentos, não dá para dizer que ele era “fraco” na prova…..

    Veja aqui o especial da volta de Thorpe, publicado em fevereiro de 2012.

    • Tweet
    • Tags:
    • ian thorpe

    1 Comentário

    • Tupã

      Uma curiosidade do Ian Thorpe que não tem relação com o post.

      Durante as Olimpíadas de Londres no programa Busão do Bonfá, da Sportv, ele revelou que vem com regularidade ao Brasil e se encantou com o corte brasileiro da Picanha.

      Ele disse que quando voltou à Austrália anos atrás depois de passar alguns dias no Brasil, tentou comprar o mesmo tipo de corte da Picanha, mas lá eles não tinham esse corte específico.
      O que ele fez? Comprou um boi inteiro e explicou pro açougueiro como era o famoso corte brasileiro, depois de pesquisar na internet e com amigos brasileiros ele conseguiu um precisão no corte da carne.
      Ele completou ainda dizendo que chamou muitos amigos e familiares e fez um banquetão de churrasco brasileiro. E todos obviamente adoraram o churrasco brasileiro.

      07 jan 2013 03:01 pm (@Twitter)
      Responder

      Deixe um comentário

      Postando o comentário...

      Receber os comentários deste post via e-mail

      • Twitter