Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Semana movimentada no mundo do tênis

    04/03/2013 por Guilherme Daolio em Destaque, Opinião, Tênis / Sem comentários

    Em uma semana repleta de torneios pelo mundo, Novak Djokovic e Rafael Nadal foram os destaques nos ATPs 500 de Dubai e Acapulco, respectivamente. O título de Ernest Gulbis em Delray Beach também não pode ser esquecido. Entre as mulheres, a primeira edição do WTA de Florianópolis teve ótimos aspectos e só tende a crescer no próximo ano.

    Djokovic está invicto desde outubro

    Rafael Nadal teve a melhor semana desde que voltou ao circuito e atropelou os primeiros dois adversários de nome que apareceram em sua frente: Nicolas Almagro na semi e David Ferrer na decisão. Os dois compatriotas estão entre os melhores da atualidade no saibro e não conseguiram fazer frente a um Nadal que se mexe muito mais e comanda os pontos quando está sacando ou recebendo. A rápida recuperação lhe deu importante ingrediente em seu jogo: confiança. Ainda não está confirmada sua participação nas quadras duras de Indian Wells e Miami, mas seus adversários que se cuidem no saibro de Monte Carlo, Madri e Roland Garros.

    Nos Emirados Árabes, Novak Djokovic também não encontrou ninguém a sua altura, apesar de enfrentar grandes nomes do piso sintético. O sérvio jogou apenas seu segundo torneio no ano e continua invicto desde 0 dia 31 de outubro de 2012. Nada mal. Importante notar sua eficiência nos voleios e o saque afiado. Esses dois fatores somados a um calendário mais bem planejado, devem deixa-lo por muito tempo na liderança do ranking mundial. Será interessantíssimo vê-lo em ação contra Nadal na temporada europeia de terra batida.

    No esvaziado ATP 250 de Delray Beach, o letão Ernest Gulbis conquistou o terceiro troféu da carreira. Nunca foi discutido o potencial de Gulbis, mas ele mesmo já admitiu algumas vezes que não gosta de treinar. Deveria sim treinar, pois mostrou um belo tênis nesses últimos dias. E tem jogo para beliscar uma vaguinha no top 20.

    Bia ganhou seu primeiro jogo de WTA

    A semana também foi muito boa para o tênis brasileiro em termos de organização. A primeira edição do Brasil Tennis Cup, em Florianópolis, trouxe alguns bons nomes do circuito feminino para o nosso país. Venus Williams comandou as ações e conquistou a torcida dos brasileiros, que lotaram a quadra central nas sessões noturnas. Alguns problemas com a quadra, feita pela mesma equipe do Brasil Open, não tiraram o brilho do primeiro título profissional da romena Monica Niculescu. Destaque também para a nossa Bia Haddad, de apenas 16 anos, que venceu uma partida desse nível pela primeira vez na carreira e deu belo salto no ranking mundial.

    Raquetadas – Dentro de quadra, Thomaz Bellucci encerrou a gira latino-americana de saibro com mais uma derrota em estreia. O péssimo aproveitamento em seu piso preferido não tem explicação, pois perdeu jogos para adversários de baixo ranking e não mostrou o tênis que tem. Bruno Soares, com Alexander Peya, parou na semi em Acapulco. Os dois tem que melhorar nos grandes torneios para chegar ao ATP Finals em dezembro. E Marcelo Melo, após uma boa primeira semana em 2013, paga o preço por não ter um parceiro fixo.

    Guilherme Daolio é Jornalista e Radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonado por tênis por influência de seu pai, acompanha o esporte desde pequeno. No momento em que Djokovic, Federer e Nadal polarizam as quadras, Guilherme arrisca suas raquetadas por aqui. Novidades, projeções, análises, informações, apostas e tudo que envolva a bolinha amarela vira assunto.

    O nosso colunista já passou pela Rede Record e pelo Portal IG. Hoje é editor de texto da ESPN Brasil e louco por tênis.

    • Tweet
    • Tags:
    • Bia Haddad Maia
    • Novak Djokovic
    • rafael nadal
    • raquetadas
    • WTA de Florianópolis

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter