Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Mundial de Atletismo

    05/09/2011 por Beatriz Nantes em Atletismo, Coberturas / 1 Comentário

    Alguns destaques e provas que me chamaram atenção na disputa terminada no final de semana em Daegu.

    +  110 metros com barreira masculino

    Acompanho um pouco essa prova por causa do chinês Liu Xiang, ouro em Atenas-2004 e que lesionado não pôde competir em casa em Pequim-2008, para a frustração da imensa torcida chinesa – além do ouro quatro anos antes, Liu tinha o recorde e título mundial, inédito em um país com pouca tradição (até aquele momento) em esportes individuais. Outro grande nome da prova era Dayron Robles, cubano recordista mundial e campeão olímpico em 2008. Os dois disputavam a liderança quando na última barreira Robles tocou o chinês e foi desclassificado – ainda que não intencional, a regra é que não se pode, nessa prova, invadir a pista do adversário. Mas o ouro foi para um terceiro, Jason Richardson, e Liu herdou a prata após a desclassificação.

    + Yes, Ukraine

    Dica retirada do blog Recorrido que fez uma bela cobertura do Mundial. Ele chama a atenção, além do alto nível da prova, para a reação das ucranianas ao descobrirem que foram terceiro lugar, atrás de Jamaica e EUA. É da Ucrânia um dos maiores ídolos do atletismo mundial, Sergei Bubka, recordista mundial do salto com vara até hoje (recorde permanece desde 1994). Bubka bateu o recorde mundial 35 vezes, seis vitórias em campeonatos mundiais e uma vez em Jogos Olímpicos. No vídeo disponível no youtube dá para ver, a partir do minuto 1’41, o momento que duas corredoras ucranianas percebem que conseguiram a medalha e comemoram muito.

    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Fo1sfCFbRCw&feature=youtu.be]

    + Bolt

    Acho muito bom para um esporte que tenha a presença de gênios competindo, dando um brilhantismo diferente à disputa e uma certa aura à competição. É o caso de Phelps na natação e Bolt no atletismo. E acho ótimo que os gênios falhem as vezes também, para nos lembrarmos que os gênios não deixam de ser humanos – e também para lembrar como é importante acreditar sempre: dois dos principais adversários de Bolt, Asaffa Powel e Tyson Gay não estavam na prova, e foi a chance para o compatriota Yohan Blake levar o ouro. Evidente que a vitória fica marcada como “ganhou aquele Mundial que o Bolt queimou”, mas não deixa de ser uma vitória. E foi ótimo ver, dias depois, Bolt destruir nos 200 rasos fazendo o melhor tempo do ano (19″40) e sem perder o carisma antes e depois da prova.

    + Fundistas

    Sou fã incondicional de fundistas em qualquer esporte. Não sei muito sobre a cena mundial dos 10.000 metros, mas sempre admirei Bekele,recordista mundial da prova e uma figura excepcional. O etiope ganhou o ouro na prova nas últimas duas Olimpíadas e nos 5.000 metros foi prata em Atenas e ouro em Pequim. Com a idade pesando, ele abandonou a prova um pouco após a metade, mas sem comprometer um belo espetáculo, com Mo Farah, uma das esperanças dos ingleses de ouro para o ano que vem, sendo ultrapassado no final por outro etiope, Ibrahim Jeilan. Já nos 5.000 metros, Mo Farah levou a melhor e garantiu o ouro.

    + 400 rasos

    Outra prova com surpresa, com o americano LaShawun Merrit sendo ultrapassado no final por Kirani James, de Granada, atleta de apenas 18 anos. Merrit voltou este ano de 21 meses de suspensão por ser pego no doping – o episódio é pitoresco:  ele foi pego com a substância DHEA e alegou que ela apareceu após utilizar um produto que prometia aumentar o pênis.

    + Fabiana Murer

    Sobre o desempenho do Brasil falo outro dia. Mas é sempre maravilhoso ver uma atleta brasileira chegando ao nível mais alto do esporte. Neste caso, assim como Cielo em 2008, acho sempre que mais importante do que a primeira medalha de ouro brasileira (Cielo foi o primeiro ouro olímpico da natação, Fabiana é o primeiro ouro em mundiais do atletismo no país), o que conta é vermos esses atletas conquistarem as medalhas mais importantes de suas vidas.

    Todo mundo sabe que em 2008 Fabiana sofreu com uma falha gritante da organização e o sumiço de suas varas. Em 2009, no Mundial, com menos atenção da mídia brasileira e um problema menos caricato, só quem acompanha mesmo atletismo sabe que foi a vez de ser prejudicada com a colocação do colchão. Elson Miranda, treinador e marido da atleta, explica: ”Ele [colchão] tem um ângulo de encaixe para dar a possibilidade de a vara envergar, mas lá eles levantaram o colchão em 20cm para colocar uma câmera. Isso acabou mudando o ângulo e as varas batiam no colchão, não permitindo a algumas atletas saltarem direito”.

    Pode soar como desculpa mas vale lembrar que o salto com vara é uma das provas mais técnicas do atletismo e de todos os esportes, onde cada detalhe faz a mínima diferença, tanto pelos aparelhos envolvidos, como pela complexidade do salto. Sem muita tradição no Brasil, Fabiana se lançou no esporte e foi atrás da melhor preparação possível. Isso inclui Petrov, técnico da recordista mundial da prova Isinvayeva, com quem Murer treinou um tempo. Aliás, vale destacar que o nível da prova foi muito alto: Isinbayeva, a recordista mundial antes dela, Svetlana Feofanova e Jennifer Stuczynski, prata em Pequim, estavam presentes. Murer só errou pela primeira vez no salto dos 4.80m e a marca dos 4.90m passa a ser uma realidade para a a brasileira, que ganhou com 4,85m e disse em entrevista acreditar que possa saltar 5m.

    • Tweet
    • Tags:
    • atletismo
    • bekele
    • dayron robles
    • fabiana murer
    • ibrahim jeilan
    • isinbayeva
    • kirani james
    • laShawun merrit
    • liu xiang
    • mo farah
    • mundial daegu
    • usain bolt
    • yohan blake

    1 Comentário

    • Camila

      Acho que eu também destacaria o excelente mundial do francês Lemaitre, um dos poucos caucasianos entre os bons velocistas da atualidade. Ele correu os 100m e ficou em quarto e o 200m pra baixo de 20 segundos (sendo bronze) e isso é uma barbaridade, principalmente pra um branco nos dias de hoje.

      06 set 2011 01:09 am
      Responder

      Deixe um comentário

      Postando o comentário...

      Receber os comentários deste post via e-mail

      • Twitter