Agora está confirmado: o Brasil irá às Olimpíadas com equipe completa no boxe feminino. A AIBA, Associação Internacional de Boxe, confirmou uma vaga para a brasileira Érica Matos em função de realocação de vagas por continente. A Associação distribuiu quatro vagas para o continente americano nas três categorias – havia uma dúvida se a vaga valeria porque o COB não aceita convites, mas não foi o caso, e a atleta já consta na lista oficial do Time Brasil.
Érica, da categoria 51kg, se junta a Adriana Araújo (60kg) e Roseli Feitosa (75kg), que representarão o Brasil na primeira Olimpíada da história com disputa de boxe feminino.
Como são poucas competições internacionais, será a primeira vez nos Jogos e são apenas 12 lutadoras por categoria, a disputa da modalidade está muito aberta, com chances reais de medalhas para todas. Roseli já foi campeã mundial, mas em uma categoria acima (ela mudou para se enquadrar nas classes olímpicas). No Mundial deste ano, perdeu na primeira luta mas mesmo assim ficou com a vaga também por critério continental. Já Adriana Araújo é sete vezes campeã continental e foi quinta no mundial.
Além das três mulheres, o Brasil será representado por Julião Neto (52 kg), Robenílson Jesus (56 kg), Robson Conceição (60 kg), Everton Lopes (64 kg), Myke Carvalho (69 kg) e os irmãos Esquiva Falcão (75 kg) e Yamaguchi Florentino (81 kg).
Deixe um comentário