“It’s not about how hard you hit, it’s about how hard you can get hit, and keep moving forward”
Me lembro como se fosse ontem do tombo que Diego Hypólito levou nas Olimpíadas de Pequim. Ele vinha de dois ouros e uma prata em Mundiais naquele ciclo olímpico: era o favorito ao ouro no solo. Mas caiu de bunda e saiu completamente devastado da prova. Lembro de sua entrevista, arrasado, lembro da foto em que sua cara exprimia o quão inacreditável era aquilo que tinha acontecido. E lembro também dele falando: meu sonho não acabou, quero ser campeão olímpico.
Um dos maiores talentos da história da ginástica brasileira, Diego sempre lidou com lesões. Em 2005 passou por cirurgia e ficou 6 meses sem treinar; em 2010, ficou fora do Mundial por lesão no tornozelo e pé esquerdo e também passou por cirurgia; o mesmo aconteceu após as Olimpíadas de Londres, quando ficou quatro meses afastado após mais duas operações. Mesmo com tudo isso, Diego seguia treinando, e sempre fez questão de falar o quanto amava a ginástica.
Nesse meio tempo, Diego viu seu colega Arthur Zanetti conquistar aquilo que nunca teve vergonha de dizer que era seu sonho: o ouro olímpico. Faz parte do esporte: nem sempre o primeiro cara a ter mais destaque em uma modalidade, aquele que abre as primeiras portas, é quem vai chegar mais alto (ou mais cedo) no pódio olímpico. Na mesma edição em que Zanetti foi magistral e conquistou o histórico ouro, Diego caiu de novo. “Esse cara não foi feito para Olimpíadas, esquece”, muita gente falou. Talvez não seja mesmo, mas acho engraçado duvidar de quem coleciona tantas medalhas em Mundial.
De todo modo, Diego continuou treinando. Esse ano, revelou ter passado por depressão no período após a demissão do Flamengo. Ficou internado, tomou remédios e quando revelou o problema para a imprensa, falou de novo: “Eu não estava mais tendo o desempenho que eu queria ter. O meu objetivo é muito claro, eu quero ser medalhista olímpico e vou fazer tudo para buscar isso. Eu acredito que eu posso e buscarei medalha olímpica. Até onde o meu sonho pode ir, só eu e Deus vamos decidir.”
Não é trivial alguém que exponha de forma tão contundente um objetivo desse tamanho (tenho até minhas dúvidas se é bom). Mas uma coisa não dá para negar: Diego é corajoso.
Passaram alguns meses e mais um baque: Diego seria o reserva da seleção no Mundial da China, competição mais importante da modalidade. Diego estava treinando bem, viajou ao país, mas não iria competir. A decisão da comissão técnica era estratégica: focar nos atletas que fossem fortes no conjunto e não em um único aparelho. Isso porque esse Mundial classificaria 24 seleções para o Mundial do ano que vem, em Glasgow, que será seletiva para as Olimpíadas. O país nunca conseguiu se classificar para a disputa por equipes em uma Olimpíadas. A evolução é grande e isso pode mudar no Rio-2016. Nesse Mundial, a seleção acabou ficando em 6o na prova, resultado inédito e muito expressivo.
Mas voltando à decisão estratégica: a comissão resolveu focar nos atletas fortes no conjunto, o que não era o caso de Diego, que sempre foi muito forte no solo. Mas, poucos dias antes da competição, Caio Souza teve uma lesão e Diego entrou no time.
No dia em que foi anunciado que Diego seria reserva, ele postou no instagram:
Novamente, depois de mais uma “derrota”, Diego ressaltou seu sonho: ser medalhista olímpico. Essa fé inabalável é comovente.
Os posts ontem e hoje foram diferentes. Diego, sorrindo muito, estava nas nuvens. Diego não desperdiçou a vaga herdada: foi para a final do solo, ajudando o Brasil a conseguir o sexto lugar por equipes. E na final, fez uma apresentação segura, com pouquíssimos erros, e foi bronze, voltando ao pódio de Mundial depois de 3 anos. Na entrevista, falou que aquele era o dia mais feliz de sua vida e comentou que chegar ali tinha sido “muito, muito difícil.” De novo, falou no desejo da medalha olímpica (vale muito a pena ver o primeiro vídeo dessa reportagem da Globo).
“Galera ainda não acredito que fui medalhista mundial!!!!! Estou me sentindo muito criança precisando me beliscar para provar que é real!!!!! Então como é dia das crianças postei essa foto de ontem que fui feliz como uma criança!!!!!! Obrigado Deus e todas as pessoas que têm me coberto de carinho! Muito grato mesmo sem explicação!!!!! Estou no hotel mas não consigo dormir pois amanhã volto ao Brasil!!!!!! Terca estarei em casa!!!!

Deixe um comentário