Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • O maior

    05/08/2012 por Beatriz Nantes em Londres 2012, Natação, Notícias / Sem comentários

    Quando Phelps terminou sua participação olímpica em Londres, nem pôde comemorar. Não porque perdeu: a prova não tinha acabado. Tudo que ele conseguiu fazer, após entregar o revezamento norte-americano em primeiro, foi se aproximar do canto da piscina e subir, aguardando Nathan Adrian confirmar o esperado. Adrian não decepcionou: levou para os EUA o último ouro disputado na piscina das Olimpíadas. Mas também coube a ele a ingrata tarefa de sacramentar o fim. O último ouro dos EUA, o último ouro de Londres, o último ouro da carreira do maior. A partir de agora, a natação segue sem Michael Phelps.

    Phelps nadou sua primeira Olimpíada com 15 anos, em Sidney-2000. Foi quinto colocado no 200 borboleta. Até ai, nada de tão absurdo: por mais admirável que seja uma final olímpica aos 15, só nesta edição tivemos duas campeãs com essa mesma idade. Mas aquele era apenas o começo. No ano seguinte, Phelps bateu seu primeiro recorde mundial e conquistou seu primeiro ouro em Mundiais, de um total de 33 medalhas na competição, ao longo de seis participações em dez anos.

    Terminada a Olimpíada de Londres, a participação de Phelps em Atenas e, principalmente, em Pequim, ganham ainda mais força colocadas em perspectiva. Vimos aqui como é longe de trivial os favoritos vencerem. Magnussen, o próprio Phelps, Cielo, Lochte, Kitajima, Rebecca Adlington, Soni. Vimos também como é difícil ter um revezamento campeão, mesmo sendo norte-americano (aliás, é bom anotar: considerando apenas as provas individuais, Phelps também é o nadador mais vitorioso de todos os tempos, com treze medalhas).Vimos que não é fácil tocar um programa olímpico com muitas provas (Lochte), e atletas sofrendo com cansaço para nadar apenas duas provas. Vimos que uma chegada errada estraga um trabalho de quatro anos. Vimos que a evolução do treinamento é tamanha que poucos anos depois dos trajes os tempos já estão sendo batidos, nos lembrando como as oito raias da final treinam exaustivamente e podem tirar um favorito do pódio. Depois de ver uma Olimpíada onde tanta coisa saiu fora do que era “esperado”, pensar que Phelps fez tudo certo em Pequim e levou oito ouros em uma única edição se torna ainda mais grandioso.

    A FINA presenteou o atleta – que foi tão importante para o nosso esporte ao redor do mundo – com um prêmio que dizia “To Michael Phelps, the greatest Olympic athlete of all time. From FINA. August 4 2012. London, Great Britain.” [Para Michael Phelps, o maior atleta olímpico de todos os tempos. Da FINA"]. Na coletiva de imprensa, Phelps revelou que disse a Bowman, o mestre, que olhou Michael Jordan por toda sua vida e o viu se tornar o maior jogador de basquete de todos os tempos, e agora conseguira se tornar o melhor nadador da história. Os dois choraram, e Bob disse que aquilo não era justo: Phelps tinha seus óculos para esconder as lágrimas, enquanto nele elas escorriam pelo rosto.

    “Chegamos aqui juntos. Obrigado”, afirmou ao seu primeiro e único treinador. “I owe him so much. I love him to death and I’m thankful to have had someone who cares so much for me and who put up with all my crap, I’ve been giving him for 15 years. I can’t thank him enough.” [Eu devo demais a ele. Eu o amo de morrer e sou muito grato de ter alguém que cuidou tanto de mim e lidou com tudo, por 15 anos. Não consigo agradecê-lo o suficiente]. Bob também se retira do esporte, mas apenas por um ano.Quem sabe Phelps não faz como o treinador e retorna depois de um ano de férias… se não voltar, sortudos somos nós que o vimos em ação.

    Phelps nos ensinou que as coisas não são impossíveis duas vezes. Primeiro quando venceu tudo e mostrou que recordes, em todos os níveis, existem para serem quebrados. E depois quando perdeu e mostrou que ninguém é imbatível.

    Michael Phelps, o mito.

    • Tweet

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter