A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou por antecipação o bicampeonato da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. Campeã da penúltima etapa do circuito, realizada em Hong Kong, Ana Marcela, atleta da Unisanta, só precisa largar na última etapa, que será realizada no dia 13 de outubro na China, para confirmar o título. 
Ana Marcela venceu a última etapa depois de disputa durante toda a prova com a alemã Angela Maurer e a neozelandesa Cara Baker. Mais uma vez, o sprint final da nadadora fez a diferença. A outra brasileira na prova, Betina Lorscheister, terminou em 10º lugar. Entre os homens, Allan do Carmo terminou em quarto, Diogo Villarinho foi 10º e Samuel De Bona 16º. O título do Circuito no masculino será definido apenas na última etapa.
“Desde o começo da prova eu sabia que tinha que ganhar da Ângela e da Nadine. Nadei junto delas o tempo todo. No final me senti super bem e consegui vencer. Como perdi a vaga para os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo era o principal objetivo e graças a Deus deu tudo certo” disse Ana no jantar de premiação. Ela já havia vencido o Circuito em 2010.
Para o próximo ciclo olímpico rumo a 2016, a primeira competição mais importante é o Mundial de Barcelona, que acontece em julho do ano que vem. Campeã dos 25km em Shangai (prova não olímpica), Ana Marcela disse que buscará o bicampeonato e posições melhores nas provas de 5km e 10km (a única olímpica). A seletiva para as Olimpíadas de 2016 acontecerá na Rússia, em água mais gelada, onde a nadadora leva vantagem.
Ana Marcela projetou que, para este ciclo olímpico, a disputa interna por vagas deve ser mais acirrada, com atletas de piscina indo para as maratonas aquáticas. Ainda é cedo, mas hoje Ana Marcela e Poliana estão em um patamar muito acima das demais – não temos, hoje, nenhuma fundista de piscina com tempos expressivo nos absolutos, com os títulos da prova de 800 livre ficando geralmente com essas duas.
Deixe um comentário