A Suécia definiu os 12 nadadores que representarão o país nas Olimpíadas de Londres, sendo 10 mulheres e apenas dois homens, os veteranos velocistas Stefan Nystrand e Lars Froelander. Aliás, velocidade é o motedo time sueco, cujas principais estrelas nadam provas curtas ou no máximo de 200 metros.
Entre as mulheres, Sarah Sjostrom e Therese Alshammar são opostas no perfil mas ambas candidatas ao pódio. Sarah fará 19 anos após as Olimpíadas e tem no currículo o ouro conquistado no Mundial de Roma, quando bateu o recorde

Sarah foi campeã mundial em 2009
mundial do 100 borboleta. Ainda que tenha sido contestada pelo tempo alcançado com traje, agora ela vem mostrando seu valor e chega forte em suas quatro provas individuais em Londres: 50, 100 e 200 livre e 100 borboleta. Ela tem o 2º melhor tempo do ano no 100 livre e 100 borboleta e o terceiro no 200 livre.
Já Therese Alshammar tem 34 anos e suas três medalhas olímpicas são da edição de Sidney-2000, quando foi prata perdemndo para Inge de Brujin no 50 e 100 livre, além de bronze no revezamento. Desde então, continua entre as melhores do mundo, se destacou nas competições de piscina curta sendo a rainha da Copa do Mundo, circuito disputado na curta. Ano passado ela conquistou seu título mais importante ao vencer o 50 livre no Mundial. Este ano, está com o oitavo melhor tempo do mundo na prova.
Entre os homens, Stefan Nystrand tem 30 anos e já esteve em três Olimpíadas, ficando muito próximo da medalha em 2004, quando foi quarto no 50 livre, seis centésimos atrás do terceiro colocado. Já Froelander tem 38 anos e nada menos do que cinco Olimpíadas no currículo, com três medalhas conquistadas, sendo um ouro individual em Sidney-2000, na sua especialidade 100 borboleta.
Confira os nomes:

Froelander: 5 Olimpíadas e um ouro no currículo
Feminino
Sarah Sjostrom
Therese Alshammar
Jennie Johanssen
Martina Granstrom
Stina Gardell
Michelle Coleman
Gabriella Fagundez
Ida Marko-Varga
Joline Höstman
Therese Svendsen
Masculino
Stefan Nystrand
Lars Frolander
Deixe um comentário