Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • As últimas da natação no Brasil e no mundo

    26/02/2013 por Beatriz Nantes em Natação, Notícias, Reportagem / Sem comentários

    Phelps no Brasil: sim, o mito vem ao país novamente! Vai ser em 11 de março, na entrega do prêmeio Laureus, para o qual é um dos indicados a atleta do ano. A premiação acontecerá no Rio de Janeiro.

    Golfinhadas ilimitadas nas provas de peito? O presidente da Federação Russa de natação, Vladimir Salnikov, divulgou no site da entidade que a FINA está considerando uma mudança nas regras para a parte submersa das provas de peito. De acordo com ele, haveria um relaxamento nas regras, permitindo “golfinhadas ilimitadas” nos primeiros 15 metros (apenas depois da saída do bloco, não valendo para as viradas). Ainda um pouco obscuro, mas tem repercutido nos sites internacionais como uma alternativa às câmeras subaquáticas. Fato é que depois que Cameron van der Burgh venceu as Olimpíadas e admitiu que deu uma golfinhada irregular, alguma coisa precisa ser feita.

    Clínica CBDA e altitude: Aconteceu na semana passada em Brasília a primeira clínica da CBDA, com presença de atletas da seleção e representantes da nova geração, selecionados a partir de índice técnico. De lá, 15 atletas do Corinthians seguiram para treinamento em altitude, incluindo o olímpico Leo de Deus, que passou a integrar a equipe este ano.

     
    Entrevista de Cielo: “No Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona neste ano tem muita coisa em jogo para mim.Sonho também em ser o primeiro atleta a obter três títulos mundiais consecutivos em piscina longa, nos 50 m livre”. Vale a pena ler a entrevista de Cielo ao Estadão publicada hoje.

    E o PRO-16?: Cielo, Thiago Pereira, e os demais atletas que foram parte do PRO-16 até o ano passado permanecem sem clube. Cielo está treinando com o norte-americano Scott Goodrich, no Brasil, e Albertinho, que tem contrato com ele até 2016, atua como seu supervisor. Os rumos dos demais atletas ainda é incerto – hoje estão treinando com Felipe Domingues. Aqui, uma boa matéria sobre as mudanças na natação brasileira neste início de ano, realizada pela CBN.

    Chierighini brilhando nos EUA: Breeja Larson, finalista olímpica no 100 peito, fez o melhor resultado do final de semana nas competições de college dos EUA, batendo o recorde americano de 100 peito em jardas, com 57’’43. Marcelo Chierighini foi a sensação nas provas de velocidade, vencendo o 50 e 100 jardas na Conferência do SEC, onde foi eleito o melhor velocista da competição. Muito fortes os tempos (18.85 abrindo o revezamento, segundo melhor tempo da história sem trajes, e 41.60 no 100). Chierighini ainda não poliu e nem raspou, não duvide que ele bata os recordes de Cielo no NCAA. Mesmo com suas vitórias, Aurburn perdeu a invencibilidade de 16 anos para a Flórida.

    Time de maratonas aquáticas definido para Barcelona: a travessia de Porto Belo definiu os representantes do Brasil no Mundial de Barcelona. No feminino, Ana Marcela e Poliana garantiram vaga tanto na prova de 5km como de 10km. No masculino, Allan do Carmo e Lucas Kanieski já tinham vaga no 10km, após o resultado da prova de Santos da Copa do Mundo. No 5km, Samuel de Bona e Luis Rogério Arapiraca serão os representantes.

    Luto: Morreu ontem o jovem romeno Mihai Ciocan, de apenas 18 anos. Campeão nacional em provas de livre, ele treinava com Laura Sachelarie, técnico da campeã olímpica Diana Mocanu em 2000, e era uma das promessas do país neste ciclo olímpico. Aparentemente a morte foi de ataque cardíaco.

    • Tweet

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter