Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Força francesa: fique de olho em Muffat, Lacourt e Agnel

    07/06/2012 por Beatriz Nantes em Natação, Notícias, Reportagem / Sem comentários

    Nem Manaudou nem Bousquet: o grande nome das estrelas francesas são Camille Muffat, no feminino, e Camille Lacourt e Yannick Agnel, no masculino. Os três foram o principal destaque do Mare Nostrum realizado em Canet e lideram o ranking mundial no ano em suas principais provas.

    Muffat tem 22 anos e uma participação olímpica na bagagem, tendo competido no 200 e 400 medley, conseguindo chegar à semifinal na primeira e no 4×200 livre, ficando em quinto. A partir de 2010, Muffat passou a se dedicar mais às provas de 200 e 400 livre, onde se deu melhor. Depois de ser bronze nas duas provas no Mundial de Shangai, ela chega à Londres como uma das favoritas nas duas provas. No Mare Nostrum, ela melhorou sua marca feita em março e agora tem os dois melhores tempos da história da prova sem trajes, agora com 1’54”66. No 400 livre, em uma prova negativa muito bem nadada, ganhou com 4’02”97, passando para 2’04 e voltando 1’58”5, uma parcial fanstástica. Ela tem o melhor tempo do mundo este ano com 4’01”13.

    Estreia com favoritismo
    Camille Lacourt tem 27 anos e vem se destacando no estilo costas desde a aposentadoria do gigante Aaron Peirsol, norte-americano bicampeão olímpico no 100 costas. O francês fará sua estreia olímpica em Londres, depois de ficar de fora de Pequim após ser desclassificado na seletiva francesa. Foi no Mundial de piscina de curta de Dubai, em 2010, que ele ganhou sua primeira medalha de mundial. Um ano depois, foi ouro no 100 costas no Mundial de Shangai, empatado com o compatriota Jeremy Stravius. Este ano, Stravius ficou apenas em terceiro na seletiva e não estará em Londres. Na mesma ocasião, Lacourt nadou para 52”75, melhor tempo do ano no mundo. Em Canet, ele venceu com 54”24.

    Agnel é o mais jovem, com apenas 20 anos, e foi o grande nome da seletiva francesa. Ele venceu o 200 livre com o melhor tempo do ano, 1’44”42. A marca é o terceiro melhor tempo da história sem trajes, atrás apenas de Phelps e Thorpe. Em Canet, ele venceu com o segundo melhor tempo do ano. Ele também nadará o 100 livre em Londres, prova em que tem a terceira melhor marca do ano (48”02).

    Música
    Agnel e Muffat treinam juntos em Nice e uma curiosidade é o método do técnico Fabrice Pellerin, que utiliza mp3 players a prova d’água durante o treinamento, onde toca de Vivaldi e Mozart aRihanna e Beatles. Ele afirma que nenhum tema tem melhor eco no esporte do que a música e que “movimentos rápidos ou lentos de uma sinfonia podem corresponder a construção de uma prova, com aceleração, estratégia. Quero introduzí-los aos estados da mente da música que permitem mantê-lo no ritmo ou mudá-lo conforme a demanda da prova”.

     

     

    • Tweet
    • Tags:
    • camille lacourt
    • camille muffat
    • yannick agnel

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter