Nada de Kitajima ou Ryo Tateishi. O novo japonês sensação do peito mundial é Akihiro Yamaguchi, de 18 anos. Ele, que já vinha
baixando o tempo de 200 peito nos últimos dois meses, superou o recorde mundial da prova durante o Japanese National Sports Festival, ao marcar 2’07”01.
A marca supera o tempo que Daniel Gyurta fez nas Olimpíadas de Londres, 2’07”28, ocasião em que o húngaro sagrou-se campeão olímpico pela primeira vez. Passando 16 centésimos mais fraco que Gyurta na parcial de 100 (1’01”72), mas com um último parcial de 50 incrível (32”2, contra 33”1 do húngaro), Yamaguchi supera assim seu primeiro recorde mundial, aumentando a expectativa para sua performance no Mundial de Barcelona, ao lado dos grandes nomes da natação mundial.
Yamaguchi, que não esteve em Londres, onde o Japão foi representado no estilo peito pelo bicampeão olímpico Kosuke Kitajima e Ryo Tateishi, que acabou com o bronze olímpico, disse que esperava fazer 2’06”00. “Eu estou muito ansioso para o Mundial do ano que vem. Quero ser o nadador que vai superar Kitajima, que eu admiro muito. Desde que comecei a trabalhar com o Norimasa Hirai eu me tornei forte mentalmente e meu corpo aumentou. Acho que posso competir contra o mundo no 200 metros, e também quero competir no 100. No momento que comecei a nadar, senti que tinha feito. Me senti bem no aquecimento, então imaginava que poderia fazer meu melhor tempo. Estou muito feliz sobre isso, mas um pouco desapontado de não quebrar o 2’07”00)
No 100 peito, Yamaguchi já fez 59”56, décimo melhor tempo do ano, e ainda nadará a prova na competição. No 200, ele já havia nadado para 2’08”03 no Pan Pacífico Junior e 2’07”84 no Japanese High School, ambos nadados em agosto pouco após as Olimpíadas. Veja o vídeo do recorde mundial:
Deixe um comentário