Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Memória: o 4×100 livre masculino nas últimas três Olimpíadas

    29/07/2012 por Beatriz Nantes em Memória, Natação / Sem comentários

    Hoje teremos a final de uma das provas mais esperadas da natação, o 4×100 livre masculino. Há quatro anos, em Pequim, foi dela que saiu uma das imagens mais fortes dos Jogos, com a vitória dos EUA nos últimos metros. Nas duas edições anteriores, em Atenas e Sidney, as disputas também foram inesquecíveis. Relembre:

    Sidney 2000
    Em sete edições olímpicas do revezamento 4×100 livre, os EUA jamais tinham perdido a prova. Levados pela torcida, os australianos tinham como trunfo Michael Klim e Ian Thorpe. Logo na abertura, Klim bateu o recorde mundial que pertencia a Popov desde 1994. A distância imposta pelo australiano foi diminuindo confome os americanos caim na piscina, e para fechar tinhamos o velocista Gary Hall Jr pelos EUA e o meio fundista de apenas 17 anos Ian Thorpe na Austrália. A prova foi decidida nos últimos metros – para o Brasil, valeu ainda a medalha de bronze, em nossa última final olímpica na prova desde então.

    Atenas 2004
    Os EUA chegavam engasgados da derrota em Sidney para os australianos, e tinham como trunfo a estrela em ascenção Michael Phelps. Mas os americanos não contavam com o time perfeito sulafricano, liderados por Roland Schoeman, que saiu da Olimpíada com três medalhas. Os sulafricanos venceram com novo recorde mundial em uma prova inquestionável, colocando mais de um segundo sobre os segundo colocados – que acabaram sendo os holandeses, graças à parcial de 46”79 do recordista mundial Pieter van den Hoogenband. Os EUA foram apenas terceiros.

    Pequim 2008
    Para os EUA, capitaneados por Michael Phelps, a vitória valia um título que não vinha desde 1996, e para Phelps a manutenção do sonho de oito ouros. Os franceses tinham Alain Bernard, favorito ao ouro no 100 livre e recordista mundial, e uma equipe muito forte, com Amaury Levaux, Fabien Gilot e Fred Bousquet. A Austrália tinha Eamon Sullivan, que abriu na frente superando o recorde mundial do 100 livre de Bernard. Lezak superou a fama de amarelar no final (quatro anos antes, foi ele que fechou e foi superado por Pieter da Holanda) e fez o que parecia impossível, superando Bernard na chegada

    2008 Beijing Olympics Swimming Men’s 4 x 100m Freestyle Relay Final from Meazza on Vimeo.

    • Tweet
    • Tags:
    • revezamento

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter