Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • O que está em jogo no Maria Lenk 2013?

    19/04/2013 por Beatriz Nantes em Coberturas, Natação / Sem comentários

    Faltam três dias para o início do Maria Lenk 2013, o campeonato brasileiro absoluto. A maioria das equipes viaja durante o final de semana para o Rio de Janeiro, e o Parque Aquático Maria Lenk será palco da principal competição da natação brasileira na temporada. Estão em jogo as vagas para o Mundial de Barcelona, principal evento da natação do mundo em 2013, a seletiva para o Mundial Júnior e o título de campeão nacional.

    A seletiva para o Mundial será importante por dois motivos. Além de formar a seleção brasileira para a competição mais importante do mundo na temporada, o Maria Lenk será importante para testar um novo formato de seletiva da CBDA.

    Campeão em 2012, Flamengo não tem nenhum atleta inscrito

    Enquanto para os últimos Mundiais de longa e Olimpíadas foram várias seletivas (entre seis e nove competições contavam para obtenção de índice; para Londres foram nove), dessa vez teremos algo mais próximo a uma seletiva única. Apenas para as provas em que não houver dois atletas com índice após a competição, valerá também Brasileiro Júnior e Sênio. Mas de forma geral, os atletas das provas mais fortes terão uma única chance para compor a seleção.

    Isso será importante para testar um modelo que funciona em outros países, mas está longe de ser consenso. Há benefícios e prejuízos no caso da seletiva única, e essa é uma boa chance de testar a segunda opção, depois de vários anos apostando na primeira opção. Será interessante ver todos precisando estar no auge da forma para conquistar suas vagas – podemos esperar eliminatórias e finais bem fortes especialmente no 50m, 100m livre e 100m peito.

    Para atletas da nova geração, a competição também é muito importante. Será a quarta seletiva para compor a seleção que representará o país no Mundial Junior, a ser disputado em Dubai no mês de agosto. A competição concentra nadadoras nascidas em 1999, 1998, 1997 e 1996 no feminino, e 1998, 1997, 1996 e 1995 no masculino. Até o momento, já são dez atletas com índice.

    Por fim, temos a disputa por clubes. Com o Flamengo fora da competição após acabar com a natação adulta no final de 2012 e apenas o Minas Tênis Clube e a Unisanta trazendo estrangeiros, o Minas é o favorito absoluto. Pinheiros, Corinthians e SESI devem brigar pelos dois outros lugares do pódio, com a Unisanta correndo por fora. Será interessante ver o desempenho dos atletas após as turbulências no mercado de clubes desde o final do ano passado.

    Confira aqui a nossa seleção de cinco disputas imperdíveis e aqui tudo o que precisa saber para acompanhar a competição, que será transmitida pelo SporTV.

    • Tweet
    • Tags:
    • Maria Lenk 2013

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter