Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • O que está em jogo no Open 2012 de natação?

    06/11/2012 por Beatriz Nantes em Coberturas, Natação, Notícias / Sem comentários

    Começa na quarta-feira (6) o Open 2012 de natação, no Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá, interior de São Paulo. A competição acontece em conjunto com o Brasileiro Sênior, que acontece na parte da manhã e vale como eliminatória. Nadadores de outras categorias podem participar como extra para tentar classificar para a final do Open, que será transmitido pela SporTV – veja aqui a programação.

    A competição é a segunda e última seletiva da CBDA para o Mundial de curta, que acontece em dezembro em Istanbul. Até o momento, o Brasil já tem dez nadadores com índice para a competição. César Cielo, que passou por um tratamento no joelho, não nadará a competição e nem o Mundial. Outros nadadores com índice, como Thiago Pereira e Felipe França, ainda não tem certeza se nadarão a competição.

    Algumas provas que valem a pena ser acompanhadas:

    De olho na prova de 1500m

    Fundo masculino: o Brasil não tem um representante na prova de 1500m em Mundiais/Olimpíadas desde Sidney-2000, com Luiz Lima. Acredito que Lucas Kanieski, Luiz Rogério Arapiraca e Marcos Ferrari tem grandes chances de alcançar o índice na prova – Lucas já nadou abaixo da marca, de 14’49”49, na etapa de Estocolmo da Copa do Mundo há duas semanas, e Marcos ficou muito perto. Com todos balizados, devem nadar juntos na final, diferente do Finkel, e a briga promete ser boa. Prova acontece na quarta-feira a tarde.

    Flávia Delaroli: Finalista olímpica no 50 livre em Atenas-2004, Flávia já disse que para de nadar no final deste ano. Seria muito legal se a nadadora do Pinheiros, uma das maiores de nossa história, conseguisse a marca de 24”40 para encerrar a carreira em grande estilo. Além dela, quem pode chegar na marca são as jovens Graciele Hermann e Alessandra Marchioro. Prova acontece na quinta-feira.

    Definições no estilo peito: mais uma vez, essa é uma das provas em que devemos ter mais de dois nadadores com índice. França já tem índice no 50 peito e João Junior (que fez o índice olímpico mas ficou sem vaga para Londres) já nadou abaixo da marca em Estocolmo, terá que confirmar e segurar os demais concorrentes. Briga pode ser boa também no 100 peito (Felipe Lima e França já tem índice), e atenção no 200 peito para Gabriel Fidelis, que ficou muito próximo da marca.

    Olímpicas do feminino: Fabíola Molina, Daynara de Paula e Joanna Maranhão são três atletas que tem totais condições de chegar ao índice do Mundial. Fabíola já disse que essa é a meta e deve conseguir na prova de 50 e 100 costas. Atenção para Joanna no 400 medley e Daynara nas provas de borboleta.

    Velocidade masculina: Sem Cesar Cielo, há duas vagas em aberto tanto na prova de 50 livre e 100 livre. Nomes não faltam para completá-las: além dos atletas que já fizeram índice olímpico nessas provas (Fratus, Nicolas Oliveira e Nicholas Santos), há outros nomes muito forte: João de Lucca, Fernando Ernesto, Marco Macedo… Marcelho Chiereghini, que merece atenção nos próximos anos, não está balizado para a competição.

    100 borboleta: Muitos nadadores ficaram perto do índice olímpico na prova, e apenas um nadou: Kaio Marcio. Glauber Silva chegou a fazer a marca mas foi suspenso por dois anos por doping. Há uma série de nadadores com chance, e seria interessante começaram o ciclo olímpico participando de uma competição como essa – o mesmo aconteceu com Cesar Cielo, em 2004, quando teve seu primeiro resultado expressivo, ao compor o revezamento 4×100 livre prata no Mundial de Indianopolis. Nomes para olhar: Marcos Macedo, Henrique Martins, Gabriel Mangabeira.

    Nadadores com índice até o momento:

    Cesar Cielo Filho – 50m e 100m livre e 50m borboleta
    Thiago Pereira – 100m, 200m e 400m medley, 200m borboleta
    Kaio Márcio Almeida – 100m e 200m borboleta
    Guilherme Guido – 50m e 100m costas
    Daniel Orzechowski – 50m costas
    Felipe França Silva – 50m e 100m peito
    Felipe Lima – 100m peito
    Etiene Medeiros – 50m costas
    Henrique Rodrigues – 200m medley
    Nicholas Santos – 50m borboleta

    Obs: O Brasil também tem índices para os revezamentos 4x100m livre F e M, 4x200m livre M e 4x100m medley M.

    • Tweet
    • Tags:
    • Mundial de curta
    • Open 2012

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter