Só Michael Phelps e as pessoas mais próximas a ele sabem a resposta para essa pergunta. Mas vale a pena entender melhor a história que tomou a comunidade aquática com surpresa na última sexta-feira. 
- O primeiro a levantar o rumor foi Casey Barrett, do “Cap and Googles”. Ele escreve que só se fala nisso entre os principais técnicos e nadadores do país e que Phelps voltaria a treinar em uma semana em Colorado Springs. Barrett diz: Is it a rumor? Yes. Is it probably true? Also, yes. (É um rumor? Sim. Mas provavelmente é verdade? Sim).
- Pouco depois, Peter Busch, da NBC da Flórida, deu a notícia: Phelps está planejando a volta. Não se trata de um jornalista qualquer: antes da NBC, ele trabalhou na Swimming World, um dos principais veículos especializados em natação no mundo, referência na modalidade. Além disso, Peter é filho de Frank Busch, diretor do USA Swimming.
- O agente de Phelps, Peter Carlisle, negou a notícia, mas como disse Alex Pussieldi, ano passado o blog do Coach deu a notícia da vinda de Phelps para o Brasil e Carlisle nem sabia de nada.
- Phelps escreveu no twitter: “Why do I keep getting texts about coming back? Do ppl really believe everything they hear or read? There are to many ppl in the world that think they have a “story” (Por que eu continuo lendo sobre minha volta? As pessoas realmente acreditam em tudo que leem ou ouvem? Há muitas pessoas no mundo que acham que tem uma “história”).
Veja que o tweet de Phelps não confirma mas não nega a história. Na Swimming World, Brent Rutemiller fez um questionamento interessante: você realmente achava que Phelps confirmaria a volta? “As fontes de Barrat e Busch eram confiáveis, o problema é que falaram demais, e até que saia da boca de Phelps, há sempre a chance de que isso nunca aconteça. E é exatamente assim que Phelps quer controlar a questão. Ele sabe como lidar com a mídia. O anúncio de sua volta não acontecerá via twitter ou facebook. Espere por um anúncio em uma coletiva de impresa ou algum evento. No meio tempo, espere negativas”.
A SwimSwam falou com algumas fontes e aparentemente Phelps começou a cogitar a volta há cerca de três meses, e só tinha comentado com pessoas muito próximas – por isso estaria frustrado com o “vazamento” da notícia, uma vez preferia tocar as coisas de sua maneira. A matéria da SwimSwam destaca ainda como “planos muitas vezes podem mudar” no caso de atletas.
Por fim, algumas pessoas perguntaram se faria sentido pensar em sua volta. É claro que sim. Phelps treinou sua vida inteira e parar tem duas faces: de um lado é aliviante ficar livre da rotina dura e sofrida de nadador profissional; por outro lado, pode ser difícil encontrar motivação para outras atividades para quem esteve acostumado a se satisfazer com suas vitórias dentro da piscina. Phelps ainda tem 27 anos e sabe que, se quisesse voltar, ainda teria físico para alcançar bons resultados.
Agora é esperar a cena dos próximos capítulos…
Deixe um comentário