Oito da manhã de um sábado em Porto Alegre. Cerca de 40 atletas da equipe principal do Grêmio Náutico União estão na piscina para a décima sessão de treinos dentro d’água da semana. Kiko Klaser, coordenador da equipe técnica, comanda os atletas de fundo e meio-fundo, juntamente com Mirco Cevales, técnico da equipe juvenil, que também é responsável por alguns atletas de estilo da equipe principal. Pouco depois, caem na água os velocistas, incluindo Graciele Hermann, sob o comando do técnico Fred (Frederico Guariglia).
2011 foi um ano bom para a natação do Grêmio Náutico União (GNU). A equipe voltou a ganhar o Sul-Brasileiro Júnior/Sênior depois de quatro anos, classificou dois atletas para o PAN – saindo da competição com uma medalha de prata de Graciele Hermann, que ao final do ano conseguiu o índice olímpico -, e a equipe júnior foi vice do Brasileiro de Verão, Troféu Julio Delamare.
Os resultados chamaram a atenção. Não à toa, na mudança de temporada, muitos nadadores buscaram o GNU para treinar. A alta demanda de atletas não foi inteiramente absorvida, dentro do foco da equipe de priorizar a qualidade. Quem explica é Lúcia Araújo, diretora de natação do clube desde 2008, ano em que Kiko assumiu a coordenação técnica. “Antes buscávamos atletas do interior, mas hoje não mais. Temos uma equipe forte e queremos nos manter como uma equipe de excelência, primando pela qualidade”. O GNU não tem pólos e tem todos os atletas treinando juntos, com exceção dos que treinam nos Estados Unidos.
A equipe de natação competitiva completa, do mirim ao sênior, tem cerca de 400 atletas, e a escolinha de natação garante o celeiro de atletas para as equipes de base – o clube é campeão estadual em todas as categorias, e nos campeonatos brasileiros de categoria a equipe mais forte depois do Júnior é o juvenil, 11o no Brasileiro de Verão em 2011, enquanto o Infantil foi 20o. O investimento vem praticamente todo do clube, que tem uma política de não buscar leis de incentivo e usar seu próprio dinheiro, vindo dos 60 mil associados, para investir nos esportes. Em uma das únicas vezes que recorreu às verbas do Ministério, o GNU conseguiu, recentemente, R$ 3 milhões voltados exclusivamente para compra de equipamentos, dos quais cerca de R$ 500 mil devem ser repassados a natação para compra de um placar eletrônico e materiais de musculação.
Foi com o investimento do clube que os três principais fundistas da equipe, Samuel de Bona, Fernando Ponte e Matheus Evangelista ficaram duas semanas em training camp no Davie Nadadores (EUA) entre o final de 2011 e início deste ano. Depois, pela primeira vez, o GNU mandou, por conta própria, o técnico Kiko Klaser e nove nadadores para treinamento de altitude por três semanas, em La Loma; Graciele Hermann e Fred também fizeram parte do treinamento, mas viajaram com patrocínio da CBDA.
No último sábado (25/fevereiro), o clube recebeu o biomecânico Paulo Marinho para o início de uma avaliação biomecânica com 10 atletas selecionados. O trabalho faz parte do contrato assinado com a V3elocidade (V3), composta pelos profissionais do PRO-16 Alberto Silva, o médico Gustavo Magliocca e o preparador físico Rafael Roccamora.
A natação é um dos carros chefes do GNU, juntamente com a ginástica artística e rítmica, remo e esgrima. Nesta, o clube tem alguns dos principais nomes do Brasil, como Guilherme Toldo, eleito atleta do ano na modalide no prêmio Brasil Olímpico, e João de Souza, bronze no Pan do Rio. Na ginástica, o
principal nome da equipe hoje é Adrian Gomes, classificada com a seleção feminina para os Jogos.
Visando os campeonatos estaduais, brasileiros de categoria e absoluto, os nadadores tem se revezado entre a piscina de 25 metros, recém reformada, e a olímpica da outra sede do clube, enquanto a piscina de 50 metros está em obras, que devem terminar até o final do ano, e onde clube pretende sediar campeonatos brasileiros absolutos após a conclusão.
Clique aqui para ver a galeria com fotos do clube.
2 Comentários
Lucia
Para escrever sobre determinado assunto é fundamental saber e conhecer sobre “o que” se escreve.
As matérias da Beatriz Nantes são assim: interesse, conhecimento, pesquisa e muito conhecimento de causa.
Parabéns a jornalista e vida longa ao Esporte em Pauta!
Lucia Araujo
27 fev 2012 06:02 pm (@Twitter)
Nome Danilo Lima
Excelente matéria, pra quem gosta de esporte ( principalmente natacao ) nao poderia ter assunto mais apropriado que falar sobre o sucesso de quem trabalha bem! Estava faltando um espaço que falasse com tanta propriedade e de maneira simples e clara! Parabéns Bia pela grande iniciativa por todas as matérias, acho que fazer bem feito e com amor esta no sangue da família ( vide Caio e seus pais)
Abraços
Danilo Lima – SCCP
02 mar 2012 09:03 pm (@@daniloslimas)
Deixe um comentário