O 400 medley feminino viu uma disputa sensacional pelas primeiras posições, alternando a cada estilo. Katinka Hosszu, da Hungria, esteve muito bem no borboleta e costas, seguida de Caitlin Leverenz e Stephanie Rice, que ainda se colocava nas primeiras posições. A partir do peito, parecia que ia dar Elizabeth Beisel, campeã mundial ano passado e líder do ranking mundial até aqui.
Mas o final muito forte da chinesa Ye Shiwen, que fechou para 58”8 na parcial de crawal, deu à chinesa de 16 anos seu primeiro título olímpico, com recorde mundial. Foi o segundo recorde mundial estabelecido na era dos trajes batido após a proibição. Shiwen fez 4’28”43, seguida de Beisel, segunda com 4’31”27, e com a chinesa Lu Zuanxu conseguindo o bronze (4’32”91). Stephanie Rice, campeã da prova em 2008, foi apenas sexta.
No 400 livre, a organização revisou a desclassificação de Tae Hwan Park e o atleta nadou. Pressionando Sun Yang desde o início, o atual campeão olímpico Park conseguiu superar o susto da manhã e acabou com a prata com o forte tempod e 3’42”06. Quem venceu foi o favorito Sun Yang, que ficou muito perto do recorde mundial de Biederman, que parou ainda nas eliminatórias. O chinês nadou para 3’40”14. Peter Vanderkaay, que chegou desacreditado para Londres após seu tempo nos Trials dos EUA, se superou e nadou para 3’44”69, ficando com o bronze.

Deixe um comentário