Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • A indiscutível número 1

    09/06/2012 por Guilherme Daolio em Opinião, Tênis / Sem comentários

    Maria Sharapova se sagrou campeã de Roland Garros neste sábado . Com o feito,a russa se tornou a sexta tenista da Era Aberta a vencer os quatro maiores torneios do esporte. Em uma final muito disputada, em que pesou muito a experiência, Sharapova anotou 6-3 e 6-2 pra cima da surpresa italiana Sara Errani e foi às lágrimas.

    A russa de 25 anos, que faturou mais de um milhão de euros com a conquista, foi muito agressiva desde o início e, contando com um começo afoito de Errani, abriu rapidamente 4-0 de frente. A partir daí, a italiana entrou no jogo com uma quebra, mas Sharapova tratou de espantar a zebra e fechou o set com categoria. A segunda parcial foi mais equilibrada, Errani perdeu o medo e partiu para o ataque. Mas Sharapova, com muita experiência aos 25 anos de idade, soube neutralizar os golpes da adversária e atacar na hora certa. A russa ainda desperdiçou dois match points antes de ver Errani cometer um erro não forçado. Sharapova desabou na quadra e foi rapidamente às lágrimas, parecendo não acreditar no que havia acabado de acontecer.

    Sharapova levantou seu primeiro Grand Slam em 2004 em Wimbledon, com apenas 17 anos. Em 2006 faturou o US Open e dois anos mais tarde foi campeã do Aberto da Austrália. Nessa mesma temporada, quando dominava o circuito, foi diagnosticada uma grave lesão no ombro, que a tirou das quadras por um longo período. Das atletas em atividade, apenas as irmãs Williams têm mais títulos de Slam que ela. Serena venceu 13 e Venus 7. Kim Clijsters também possui quatro conquistas.

    O consolo para Errani foi o título de duplas, ao lado da compatriota Roberta Vinci. Ela perdeu a oportunidade de igualar Mary Pierce, única campeã em simples e duplas de Roland Garros no mesmo ano, em 2000. A italiana nunca havia vencido uma top 10 antes do torneio. Venceu duas, Kerber e Stosur, e também passou por duas ex-campeãs, Ana Ivanovic e Svetlana Kuznetsova, na melhor campanha de sua carreira, aos 25 anos. No próximo ranking ela entrará pela primeira vez no top 10 e será a número um de seu país.

    Juvenil – Infelizmente não deu para Bia Haddad Maia na grande final da chave de duplas em Roland Garros. Ao lado da paraguaia Montserrat González, a paulista de apenas 16 anos não resistiu às russas cabeças de chave número 2, Daria Gavrilova e Irina Khromacheva, e perdeu em um apertadíssimo desempate: 4-6, 6-4 e 10-8. Bia foi o 5ª tenista brasileiro a chegar em uma final de Grand Slam. Apenas quatro conseguiram vencer: Maria Esther Bueno em simples e duplas, Thomaz Koch em duplas mistas, Gustavo Kuerten em simples e duplas juvenil, e Tiago Fernandes em simples juvenil.

     

    Guilherme Daolio é Jornalista e Radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonado por tênis por influência de seu pai, acompanha o esporte desde pequeno. No momento em que Djokovic, Federer e Nadal polarizam as quadras, Guilherme arrisca suas raquetadas por aqui. Novidades, projeções, análises, informações, apostas e tudo que envolva a bolinha amarela vira assunto.

    O nosso colunista já passou pela Rede Record e pelo Portal IG. Hoje é editor de texto da ESPN Brasil e louco por tênis.

    • Tweet
    • Tags:
    • bia haddad
    • maria sharapova
    • raquetadas
    • roland garros
    • Sara Errani

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter