Semifinais do ATP Finals na O2 Arena, em Londres. E nada mais justo que o torneio que reúne os melhores do ano, ver uma final entre os dois grandes protagonistas de 2012. Novak Djokovic saiu do buraco e superou Juan Martín Del Potro, enquanto Roger Federer passou sem sustos por Andy Murray.
Djokovic e Del Potro abriram o dia na capital inglesa. O argentino começou com tudo e anotou 6-4 na primeira parcial. O segundo set começou com quebra a favor de Delpo e o sérvio caminhava a passos largos para a eliminação. Mas Djokovic mostrou mais uma vez porque é o número um do mundo. Devolveu a quebra, anotou mais uma e fechou o segundo set em 6-3. O terceiro set mostrou um Del Potro afobado e sem a mesma precisão de outrora. Djokovic foi para cima e com um 6-2 se garantiu na decisão. Foi a sétima vitória do sérvio em nove jogos com o argentino.
A outra semifinal reuniu os dois queridinhos da torcida. Federer, com todo o seu carisma, e Murray, tenista da casa. Era uma daquelas partidas em que os torcedores querem mesmo é ver três sets de um ótimo tênis. Mas o suíço os frustrou. Com a categoria de sempre ele superou o britânico em sets diretos e se garantiu em mais uma decisão: 7-6 e 6-2. Murray teve suas chances ao liderar a primeira parcial com uma quebra na frente e sair na frente no tiebreak do primeiro set, mas não aproveitou. E contra Federer não se pode deixar passar nenhuma chance.
Federer alcança assim sua incrível oitava final de Finals e busca seu sétimo título para se distanciar ainda mais como recordista de taças do torneio. É a terceira final do suíço na capital inglesa, já que venceu Wimbledon e foi vice nas Olimpíadas. Djokovic não chegava a final do Finals desde 2008, ano em que despontou no circuito vencendo o Australian Open e o próprio torneio de final de ano. Em 28 duelos entre os dois melhores tenistas da atualidade até então, Federer lidera por 16 a 12. Nesta temporada foram quatro encontros, com dois triunfos para cada lado. Ou seja, jogo imperdível nesta segunda-feira.
Duplas – Nas duplas, a grande decisão do ATP Finals será entre duas parcerias 100% nacionais. Os espanhóis Marc López e Marcel Granollers, que ainda lutam pelo título da Copa Davis no final de semana, continuam em grande fase e eliminaram neste domingo os campeões de Wimbledon Jonathan Marray e Frederik Nielsen: 6-4 e 6-3. Do outro lado da quadra estarão os indianos Mahesh Bhupati e Rohan Bopanna, que superaram Leander Paes e Radek Stepanek, vencedores do Australian Open: 4-6, 6-1 e 12-10 As duas parcerias se classificaram em segundo lugar na fase de grupos.
Guilherme Daolio é Jornalista e Radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonado por tênis por influência de seu pai, acompanha o esporte desde pequeno. No momento em que Djokovic, Federer e Nadal polarizam as quadras, Guilherme arrisca suas raquetadas por aqui. Novidades, projeções, análises, informações, apostas e tudo que envolva a bolinha amarela vira assunto.
O nosso colunista já passou pela Rede Record e pelo Portal IG. Hoje é editor de texto da ESPN Brasil e louco por tênis.
Deixe um comentário