A final feminina do Australian Open nesta manhã de sábado colocou a frente a líder do ranking mundial Victoria Azarenka e a chinesa Na Li. A bielorrussa tinha vencido seu único título de Grand Slam justamente em Melbourne, no ano passado, enquanto Na Li havia sido finalista na mesma quadra central em 2011.
Com a precisão e agressividade que mostrou desde o início do torneio, Na Li começou tomando as rédeas da partida. A chinesa não ligou para o favoritismo da adversária e fechou a primeira parcial em 6-4. Mas a partir daí, uma série de infelicidades somada a elevação do nível de Azarenka tornaram as coisas mais difíceis para ela.
Azarenka começou o segundo set com tudo e viu Na Li torcer o tornozelo quando liderava por 3-1. Após sete minutos de atendimento, a chinesa voltou melhor e igualou em 4-4. Mais um reviravolta, quebra de Azarenka e segundo set com o mesmo placar, mas dessa vez para a bielorrussa: 6-4. Após trocarem quebras no início do set decisivo, o jogo foi paralisado por conta dos fogos de artifício do Australia Day. A parada não foi boa para Na Li, que na volta torceu novamente o tornozelo, inclusive batendo a cabeça no chão na queda. Vika aproveitou o momento, foi pra cima e com um 6-3 garantiu o bicampeonato.
Foi o 14º título de Victoria Azarenka, que se junta a Serena Williams, Venus Williams, Maria Sharapova e Svetlana Kuznetsova como as únicas jogadoras em atividade que tem mais de uma taça de Grand Slam. Além do prêmio de mais de 5 milhões de reais, a bielorrussa comemora a manutenção da liderança do ranking mundial pela 49ª semana seguida a partir de amanhã. Em caso de derrota, ela seria ultrapassada pela norte-americana Serena Williams.
Merecido o título e merecida a liderança para aquela que foi a tenista mais regular nos últimos doze meses. Resta saber agora se terá um início de ano arrasador, como foi em 2012. Provavelmente não, pois Serena, Sharapova, Radwanska e Li, mostraram que tem bala na agulha pra incomodar bastante a número um.
Duplas – Os irmãos Bryan conquistaram nessa madrugada o 13º troféu de Grand Slam da dupla ao derrotarem na decisão os surpreendentes holandeses Robin Haase e Igor Sijsling por 6-3 e 6-4. Os norte-americanos venceram pela 6ª vez em Melbourne e deixam pra trás John Newcombe e Tony Roche, que conquistaram na carreira 12 taças desse nível.
Nas duplas femininas, a taça ficou com as italianas e líderes do ranking mundial Sara Errani e Roberta Vinci. Campeãs do US Open e de Roland Garros no ano passado, elas superaram as australianas Ashleig Barty e Casey Dellacqua, convidadas da casa, por 6-2, 3-6 e 6-2.
Guilherme Daolio é Jornalista e Radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonado por tênis por influência de seu pai, acompanha o esporte desde pequeno. No momento em que Djokovic, Federer e Nadal polarizam as quadras, Guilherme arrisca suas raquetadas por aqui. Novidades, projeções, análises, informações, apostas e tudo que envolva a bolinha amarela vira assunto.
O nosso colunista já passou pela Rede Record e pelo Portal IG. Hoje é editor de texto da ESPN Brasil e louco por tênis.
Deixe um comentário