No décimo dia de disputas no complexo de Flushing Meadows, em Nova Iorque, a chuva voltou a incomodar e o dia foi cheio por conta das partidas adiadas de terça-feira. Dentro de quadra a surpresa ficou por conta da eliminação do principal favorito da chave masculina. A despedida de Andy Roddick do circuito também ficará marcada por muito tempo. E na chave de duplas mistas, um brasileiro colocou seu nome na história do esporte.
Novak Djokovic conseguiu finalizar seu jogo contra Stanislas Wawrinka. Conseguiu mais ou menos, pois viu seu adversário desistir quando já vencia por dois sets a zero. Dessa forma, o sérvio ficou apenas uma hora e meia em quadra e poupou energias para o duelo de quartas de final: 6-4, 6-1 e 3-1. Djoko chega pela 14ª vez consecutiva a essa fase em um Grand Slam. Quem tentará parar o atual campeão e descansado Djokovic será Juan Martín Del Potro, que superou e aposentou o americano Andy Roddick.
Número 1 do mundo e pentacampeão do US Open, Roger Federer não passou das quartas de final pela primeira vez nos últimos nove anos. O suíço foi eliminado pelo tcheco Tomas Berdych numa partida nervosa de quatro sets:7-6, 6-4, 3-6 e 6-3. O número 7 do mundo agora enfrenta Andy Murray por uma inédita vaga na final. É o primeiro Grand Slam desde Roland Garros em 2004 onde nem Federer ou Rafael Nadal estão nas semifinais.
Murray alcançou sua terceira semifinal de US Open após um jogo duro diante do croata Marin CIlic. O britânico saiu atrás do placar e precisou de muita paciência e variação para reverter o resultado. Com a eliminação de Federer, o campeão olímpico tem a chance de buscar seu primeiro título de Slam, apesar do retrospecto negativo diante de Berdych.
Janko Tipsarevic não cedeu sets ao alemão Philipp Kohlschreiber e fez valer sua condição de top 10: 6-3, 7-6 e 6-2 em quase duas horas e meia. O sérvio encara o espanhol David Ferrer, cabeça de chave numero 4, que conseguiu finalizar seu jogo ainda na terça-feira.
Feminino – Entre as mulheres, Maria Sharapova aproveitou mais uma vez a chuva para superar uma adversária. As coisas contra a francesa Marion Bartoli não iam nada bem e a musa russa perdia por 4-0 no primeiro set. Com a quadra seca e a cabeça no lugar, Sharapova perdeu a primeira parcial, mas reagiu e venceu de virada. De quebra ela volta ao número 2 do ranking mundial e encara a líder Victoria Azarenka na semi.
No duelo italiano entre Sara Errani e Roberta Vinci, parceiras de duplas, melhor para a vice-campeã de Roland Garros. Errani venceu em sets diretos e chega pela primeira vez a semifinal do US Open. Sua adversária será ninguém mais ninguém menos que Serena Williams. A norte-americana atropelou Ana Ivanovic e alcança a penúltima fase tendo perdido apenas 16 games.
Duplas – Na chave de duplas mistas, Bruno Soares entrou para a história como o 16º brasileiro a alcançar uma final de Grand Slam. Ao lado da russa Ekaterina Makarova, o mineiro passou pelos tchecos Lucie Hradcka e Frantisek Cermak com duplo 6-3. Na decisão eles encaram o polonês Marcin Matkowski e outra tcheca, Kveta Peschke. Bruno busca ser o quinto tenista nacional a vencer um torneio desse porte. Os outros são Maria Esther Bueno em simples e duplas, Gustavo Kuerten em simples, Yhomaz Koch em duplas mistas e Tiago Fernandes em simples juvenil. Fica a torcida.

Guilherme Daolio é Jornalista e Radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonado por tênis por influência de seu pai, acompanha o esporte desde pequeno. No momento em que Djokovic, Federer e Nadal polarizam as quadras, Guilherme arrisca suas raquetadas por aqui. Novidades, projeções, análises, informações, apostas e tudo que envolva a bolinha amarela vira assunto.
O nosso colunista já passou pela Rede Record e pelo Portal IG. Hoje é editor de texto da ESPN Brasil e louco por tênis.
Deixe um comentário