O Brasil sagrou-se campeão das maratonas aquáticas no Mundial de Esportes Aquáticos, finalizado na manhã deste sábado com as provas de 25km. Com cinco medalhas, uma de ouro, duas de prata e duas de bronze, o Brasil somou 98 pontos, seguido pela Alemanha, com 94, e Estados Unidos, com 65.
Poliana Okimoto foi o grande destaque da delegação. Um ano depois de abandonar a prova de 10km em Londres com um quadro de hipotermina, Poliana foi campeã mundial dos 10km em Barcelona – a principal prova do programa, única disputada nas Olimpíadas – vice-campeã dos 5km e bronze na prova de 5km poro equipes, ao lado de Samuel de Bona e Allan do Carmo.
Ana Marcela, que não foi a Londres depois de ficar a uma vaga da classificação, também fez uma grande competição. Ficou em terceiro lugar na prova de 5km e foi prata na prova de 10km. Na disputa dos 25km, onde defendia o título mundial, Ana Marcela terminou em quinto lugar. Ela, que tem uma característica de ser melhor quanto mais longas as distâncias, disse que mudou o treinamento com foco para a prova de 10km, já pensando em 2016.
No masculino, além da primeira medalha, que veio na prova por equipes, os nadadores conseguiram resultados inéditos. Allan do Carmo foi quinto no 25km e sétimo no 10km, melhor posição na história de um brasileiro em Mundiais. Samuel de Bona foi sexto na prova de 5km.
Deixe um comentário