2014 é um ano de transição na natação mundial: depois de 2014, saímos do pós Olimpíada de Londres que caracteriza em grande parte 2013 para o pré Olimpíadas do Rio que caracteriza 2015. É o único ano do ciclo sem as duas principais competições em piscina longa (Olimpíada e Mundial), e as competições mais importantes em nível mundial são o Mundial de curta e os torneios continentes (principalmente Pan Pacific e Europeu, mas também o Commonwealht Games, os Jogos da Comunidade Britânica, e os Jogos Asiáticos).
Mas é um ano importantíssimo. Muitos dos atletas que vão começar a brilhar no próximo Mundial de longa e nas Olimpíadas de 2016 começam a mostrar grandes resultados aqui; outros veteranos mostram que continuarão fortes no novo ciclo olímpico.
Veja Nathan Adrian, por exemplo: ele já era um grande nadador, medalhista de Mundial e Olimpíada pelos revezamentos, mas sua primeira grandes vitória veio no Pan Pacific de 2010, onde venceu o 50 e 100 livre. Dois anos depois, foi campeão olímpico do 100 livre. Dana Vollmer, já medalhista de Mundial no 200 livre, foi ouro no 100 borboleta na mesma edição, prova que venceria no Mundial e Olimpíadas seguinte, superando o recorde mundial. Na versão europeia, Camille Lacourt venceu o 50 e 100 costas, provas que venceria no Mundial no ano seguinte, e Yannick Agnel venceu o 400 livre.
É claro que isso não garante nada. Muitos atletas que se destacaram no Pan Pacific e Europeu de 2010, por exemplo, ou pararam depois (Aaron Peirsol, Alan Bernard), ou sofreram para manter a posição nos outros anos (Natalie Coughlin, Paul Biederman). O fato é que, mesmo sem ser os Mundiais, são duas competições que reúnem a elite do esporte mundial e terão disputas interessantíssimas.
O Europeu acontecerá em Berlim, Alemanha, de 13 a 24 de agosto, e o Pan Pacific em Gold Coast, na Austrália, na mesma época, de 21 a 25 de agosto. Já os Jogos Asiáticos ocorrerão entre o final de setembro e o início de outubro, e o Commonwealth Games na última semana de julho. Algumas grandes disputas que podemos esperar para a competição:
1) Adrian x Magnussen no 100 livre: Adrian campeão olímpico por 1 centésimo, Magnussen campeão mundial e Adrian estava com a saúde debilitada. O duelo será quente – e é claro que pode entrar gente nova nessa disputa. Feigen? Como se sairá Chierighini, finalista no último Mundial?

Quem leva no Pan Pacific?
2) No outro continente, Morozov vai dosar melhor o primeiro parcial e nadar para 47 baixo? E no 50 livre: ele ou Manaudou, que foi mal na final do Mundial de Barcelona e terminou em quinto, enquanto Morozov foi prata.
3) Prova de peito feminino no Europeu: Seria uma grande disputa entre Ruta Meilutyte e Yulia Efimova no 100 peito, e da russa e Rikke Pendersen no 200 peito – todas protagonizaram provas excelentes no Mundial de Barcelona. Mas, o doping de Efimova, caso que ainda não foi resolvido, colocou esses duelos em aberto.
4) Provas de fundo: Tae Hwan Park, que não nadou o Mundial de Barcelona, começou bem o ano fazendo 3’47 no Victoria Open. Será que ele conseguirá fazer frente a Sun Yang? E Sun, podemos esperar grandes marcas esse ano ou quebrar a barreira do 3’40 ficará para a Rússia?
5) Provas de costas feminino: Franklin e Emily Seebohm se enfrentarão no Pan Pacific no 100 costas: será que a australiana consegue bater a campeã olímpica e mundial da prova? Lembrando que Seebohm fez 58”23 nas eliminatórias das Olimpíadas, tempo melhor do que o feito por Franklin para vencer tanto a Olimpíada como o Mundial.

Volta ou não volta?
6) Phelps vai nadar o Nationals esse ano? Ele acontece de 6 a 10 de agosto e será a seletiva não apenas para o Pan Pacific e Mundial de Doha, mas para o Mundial de 2015! Ou seja, se ele quiser competir em um grande campeonato antes de voltar, terá que andar essa seletiva. Phelps já voltou a ser testado pelo anti-doping da WADA e está treinando no NBAC com Bob Bowmann, em ótima companhia (Agnel, Connor Dweyer…)
Há muitas outras perguntas e muita gente para acompanhar! No Brasil, será muito interessante ver novos atletas chegando a finais e a pódios nos Maria Lenks, ver novos nomes chegando à seleção para o Pan Pacific, ver a disputa entre os grandes nomes do peito masculino, Fratus e Chierighini no livre, como será o ano de Thiago e César Cielo, ver a evolução das meninas no livre, Etiene melhorando, novas meninas chegando (Travalon, Natalia de Luccas, Carol Bilich, Diamante, quem mais?). O ano “começa” para a seleção amanhã com o BHP Billiton na Austrália.
Mesmo sem Mundial e Olimpíada, que venha 2014!
Deixe um comentário