A prova de 100 metros peito masculino acontece logo no primeiro dia de natação nas Olimpíadas, e pode ser palco de
um momento histórico. Kosuke Kitajima, japonês bicampeão olímpico, pode conseguir um inédito tricampeonato caso vença a prova – a mesma situação acontece no 200 peito. Além de Kitajima, apenas Michael Phelps pode alcançar o tri campeonato, feito nunca atingido por um nadador nas Olimpíadas.
A jornada de Kitajima foi tragicamente facilitada após a morte de um de seus principais adversários, Alexander Dale Oen, morte em maio deste ano. Campeão mundial em 2011 e com o melhor tempo da história sem trajes, Oen era um dos favoritos ao ouro e Kitajima se disse “sem chão” com a perda do adversário.
Mesmo sendo apenas quarto colocado no Mundial ano passado, Kitajima é favorito após fazer os dois melhores tempos de 2012, sendo o único a nadar abaixo de 59″. Seus principais adversários serão o italiano Fábio Scozzoli (vice no Mundial de 2011), o conterrâneo Ryo Tateishi (segundo no ranking este ano), o sulafricano Cameron Van der Burgh (terceiro colocado nos dois últimos mundiais e o antigo adversário Brendan Hansen, vice campeão olímpico em 2004 e que voltou de aposentadoria após uma Olimpíada decepcionante em Pequim.
Tateishi também é um grande adversário n0 200, prova em que Kitajima fez o melhor tempo da história sem trajes no início deste ano. Um grande concorrente é Daniel Gyurta, campeão mundial da prova no Mundial 2011 e vice em Atenas. O alemão Marco Koch e o americano revelação Scott Weltz, desconhecido do grande público e que ficou com a primeira vaga nos Trials, também podem surpreender. 
Entre as mulheres, Rebecca Soni é a grande favoritas nas duas provas. Campeã mundial e líder do ranking tanto no 100 como no 200, na primeira ela tem três dos quatro melhores tempos do ano; na segunda, as quatro primeiras. No 100, terá como adversárias Leisel Jones, campeã olímpica em Pequim e que se classificou para sua quarta Olimpíada, a americana Breeja Larson, que surpreendeu Soni nos Trials e é a segunda no ranking de 2012. No 200, a japonesa Satomi Suzuki e a outra americana, Micah Lawrence, são as que estão mais próximas de seu tempo, mas o favoritismo de Soni é ainda maior.
Deixe um comentário