Em prova perfeita, Cesar Cielo tornou-se o primeiro tricampeão mundial do 50 livre da história da competição. Com 21”32, Cielo fez o melhor tempo da prova sem trajes tecnológicos, e teve a revanche depois de ser bronze nas Olimpíadas de Londres-2012. Florent Manaudou, que na semifinal fez o melhor tempo do mundo este ano, nadou mal e fez 21”64, ficando apenas em quinto lugar.
Vladimir Morozov foi prata com 21”47. O nadador russo foi destaque do NCAA este ano, quebrando recordes de Cesar Cielo no torneio universitário norte-americano. Morozov foi quinto colocado no 100 livre aqui em Barcelona, depois de fazer a parcial mais forte da história no primeiro 50 (21”9). George Bovell foi bronze – o atleta de Trinidad e Tobago tinha um bronze de Olimpíadas, conquistado há nove anos na prova de 200 medley em Atenas.
Mais uma vez, Cielo se emocionou muito no pódio. Após a premiação, ele disse que esse foi provavelmente um dos momentos mais felizes depois de sair de uma prova em toda sua carreira, especialmente após a decepção de Londres, quando “não ficou na colocação que gostaria”. Veja vídeo com a reação da torcida à emoção de Cielo no pódio durante a execução do hino brasileiro:
Cielo disse ainda que quer dar um tempo agora e relaxar a cabeça. O brasileiro disse que o período dos trajes em 2008 e 2009 colocou uma “sombra” sobre o quanto da evolução viria dos trajes e dos atletas, e afirmou que “agora sabemos que muito é dos atletas”. Assim como Morozov e George Bovell, ele creditou a evolução dos tempos em grande parte à mudanças no treinamento dos velocistas, ao novo bloco de partida e a tecnologia. Veja aqui a entrevista coletiva completa do nadador:
Veja vídeo da prova completa (o zoom prejudicou a qualidade):
Deixe um comentário