55″98. Pela primeira vez, uma mulher nadou abaixo do 56”00 no 100 borboleta – marca nunca antes alcançada, nem mesmo com trajes. Dana Vollmer confirmou o favoritismo e, um ano depois de vencer o mundial, levou seu primeiro ouro olímpico individual. Na primeira participação olímpica, com 16 anos em 2004, levou o ouro no revezamento 4×200 livre. Em 2008, foi mal nos Trials americanos e ficou fora das Olimpíadas. Dessa vez, venceu com recorde mundial, o segundo da competição – e o segundo com uma mulher.
Vollmer, que já tinha batido o recorde olímpico na eliminatória, mudou de estratégia e passou mais fraco dessa vez (26”39). Deu certo. Logo depois da virada, quando estava em terceiro, ela acelerou e impôs vantagem sobre as adversárias, se colocando à frente do recorde mundial. Mesmo errando a chegada, Vollmer conseguiu bater o antigo recorde de Sarah Sjostrom, estabelecido em Roma com trajes, e fez o primeiro sub 56”00 da história no 100 borboleta.
Na segunda colocação, Lu ying, da China, com 56”87. Em terceiro, Alicia Coutts da Austrália, que passou em oitavo mas teve a segunda melhor parcial de volta (30”04). Sarah Sjostrom, de 18 anos, perdeu o recorde mundial e ficou fora do pódio, em quarto lugar.

Deixe um comentário