A holandesa Ranomi Kromowidjojo fez hoje o melhor tempo da história sem trajes no 100 livre, nadando para 52″75 no Swim Cup Eindhoven, na Holanda. O melhor tempo pertencia a sueca Sarah Sjostrom, com 53”05 na mesma piscina em que Ranomi foi ouro hoje. Sarah chegou em segundo lugar na prova, nadando para 53”30, seguida da veterana Marleen Veldhuis (53”95), bronze no 50 livre nos Mundiais de Roma e Shangai, e que detinha o recorde holandês, com 53”17, na época feito usando traje tecnológico.
A única mulher que já havia nadado abaixo de 53”00 foi a australiana Libby Tricket, com 52”99, mas o tempo não chegou a ser homologado à época, em 2007, por se tratar de um revezamento misto disputado em um duel in the pool entre Austrália e EUA.
Ranomi é uma das favoritas ao ouro em Londres, e afirmou que isso não faz diferença para ela. Perguntada sobre os trajes, ela sorriu e afirmou “Isso foi 99% Ranomi e 1% dos trajes”. Ela usou o Caron-Pro, novo traje da Arena. Além de ser o melhor tempo da história sem trajes, a marca é a quinta melhor considerando todos os tipos de traje, atrás apenas de três marcas de Brita Steffen e de Libby Tricket.
Parcial incrível
Impressionou a volta da atleta, a única abaixo de 27”. Ela passou atrás de Veldhuis (25”45 contra 25”95), mas voltou muito forte para 26”80, enquanto Veldhuis voltou acima de 28”. Mesmo analisando as voltas das últimas campeãs mundiais, é difícil ter alguém com a segunda parcial abaixo de 27”5. Ottesen, campeã mundial ano passado em Shangai (e que virá ao Maria Lenk defendendo o Corinthians) passou na ocasião 25”54 e voltou 27”9, vencendo com 53”45 – Herasimenia, que empatou na primeira posição, passou um pouco mais forte e voltou cinco centésimos melhor. Ranomi foi bronze na ocasião.
Deixe um comentário