Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Última chance

    09/05/2012 por Beatriz Nantes em Natação, Reportagem / Sem comentários

    A CBDA divulgou o programa de provas da tentativa olímpica, última seletiva para a natação brasileira, visando completar as vagas da Seleção e definir os revezamentos. Só haverá disputa das provas que ainda não tem dois atletas classificados para Londres, e nas que já há um atleta com índice, há apenas uma vaga em disputa. A competição acontecerá no Parque Aquático Maria Lenk, de 9 a 12 de maio.

    Não constam no programa as provas de 50 livre (Cielo e Fratus já estão classificados), 100 peito masculino (Felipe França e Felipe Lima ficaram com as vagas), 200 medley masculino (Thiago Pereira e Henrique Rodrigues), 200 borboleta masculino (Leo de Deus e Kaio Marcio) e 200 peito masculino (Henrique Barbosa e Tales Cerdeira). Para as seguintes provas, haverá apenas uma vaga, dado que já temos um nadador garantido: 100 borboleta masculino e feminino (Kaio Marcio e Daynara de Paula), 50 livre feminino (Graciele Hermann), 400 medley feminino (Joanna Maranhão), 100 costas feminino (Fabíola Molina) e as provas de costas masculino, após Thiago Pereira declinar da participação individual das duas provas em Londres. Nas demais provas, haverá duas vagas.

    Grandes chances no 100 borboleta masculino

    Quem tem chance?
    Há grande expectativa para algumas provas da Tentativa Olímpica, como o 100 borboleta masculino, onde diversos nadadores ficaram próximos do índice de 52”33 – Marcos Macedo, Gabriel Mangabeira, Glauber Silva, Arthur Rocha e Henrique Martins tem plenas de condições de atingir a marca.

    Na mesma prova, no feminino, Gabriela Silva tenta classificação para sua segunda Olimpíada. Sétima colocada em Pequim, ela sofreu com lesões e cirurgias nos últimos três anos. Além dela, Daiene Marçal Dias nadou bem o Maria Lenk e tenta melhor  cerca de 50 centésimos para conseguir a marca. Entre as mulheres, a expectativa também para o 50 livre de Flávia Delaroli. A nadadora, finalista olímpica na prova em 2004 e que vai parar de nadar este ano, ficou a 18 centésimos do índice nas eliminatórias do Maria Lenk.

    O 200 livre masculino também tinha grande expectativa no Maria Lenk e acabou sem vaga. Nicolas Oliveira já está garantido, e João de Lucca, André Schultz e Rodrigo Castro estão perto do índice, principalmente o primeiro, que brilhou na última temporada do NCAA. Leonardo Fim, que nadou bem o 200 costas e ficou a poucos centésimos do índice poderá tentar vaga na prova após a desistência de Thiago.

    Competição definirá 4x10 livre masculino

    Revezamento 4×100 livre
    Cielo e Nicolas Oliveira estão classificados para o 100 livre masculino em Londres, mas as duas vagas restantes para o revezamento ainda não estão definidas. No momento, Bruno Fratus e Marcelo Chiereghini tem as duas vagas, com 48”72 e 48”79. Nicholas Santos e João de Lucca correm como os principais concorrentes, e terão que baixar de 48”79 para entrar no quarteto.

    • Tweet
    • Tags:
    • tentativa olímpica

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter