Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Bellucci comanda vitória brasileira na Copa Davis

    09/04/2012 por Guilherme Daolio em Destaque, Opinião, Tênis / Sem comentários

    Em São José do Rio Preto, o Brasil venceu a Colômbia e se garantiu pela oitava vez consecutiva na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis. Por um lugar na elite do tênis em 2013, a equipe nacional vai enfrentar em setembro qualquer um dos oito derrotados na primeira rodada da competição deste ano: Cazaquistão, Rússia, Israel, Alemanha, Itália, Canadá, Suíça ou Suécia. O sorteio acontece nesta quarta-feira.

    Equipe brasileira que eliminou a Colômbia

    Bellucci fez o que se espera do número um do país. Venceu seus dois jogos de simples e comandou a equipe. Apesar de não jogarem mais juntos no circuito, Bruno Soares e Marcelo Melo mostraram o velho entrosamento e não deram chances à boa dupla colombiana. João “Feijão” Souza não foi mal, mas demonstrou nervosismo natural em sua estreia e escolheu golpes errados nos momentos cruciais.

    Vale ressaltar a ótima organização de São José do Rio Preto. Quadra em perfeitas condições, ingressos quase esgotados nos três dias e muitos elogios dos tenistas, público e imprensa. A cidade, que já possui um bonito centro de treinamento, quer virar referência nacional nos próximos anos. O saque inicial foi dado, com o anúncio do aumento da premiação no forte challenger local, que se tornará o maior do país.

    O final de semana que começou tenebroso acabou da melhor forma possível para a equipe capitaneada pelo competente João Zwetsch, com Thomaz Bellucci garantindo o terceiro ponto brasileiro ainda no quarto jogo.

    O confronto - Feijão abriu o duelo na sexta-feira contra o número um colombiano, Santiago Giraldo. Os três sets foram equilibrados, mas a experiência e o bom momento de Giraldo ficaram claros nas horas decisivas. Brasil 0×1 Colômbia.

    Bellucci entrou em quadra contra Alejandro Falla precisando vencer para empatar e deixar o Brasil vivo. O que se viu nas duas primeiras parciais foi um brasileiro nervoso e errando muito. Falla aproveitou e abriu dois sets a zero. Quando poucos acreditavam na reação, Bellucci encontrou seu melhor jogo e virou de forma espetacular. Agressivo e confiante, o paulista anotou 3×2 e igualou o confronto.

    No sábado, a dupla nacional mostrou o velho entrosamento da época de parceria e colocou o Brasil na frente. Soares e Melo despacharam sem maiores problemas Robert Farah e Juan Sebastian Cabal em sets diretos. Brasil 2×1 Colômbia.

    Domingo começou com Bellucci enfrentando Giraldo. Em uma de suas melhores atuações nos últimos tempos, o brasileiro dominou completamente as ações, buscou sempre as linhas e venceu sem dar espaço e perder sets. Mais do que colocar o Brasil de novo na luta pelo Grupo Mundial, o tenista canhoto espantou o fantasma de Copa Davis que o rondava desde a dolorosa derrota para a Índia no ano passado. Que o sorteio nos ajude, leve o Brasil para a elite e traga para o país tenistas de primeira linha em mais um grande evento.

    Grupo Mundial – Semifinais definidas com alguns confrontos emocionantes e outros um tanto quanto sonolentos. A Espanha, atual campeã, passou sem sustos pela Áustria. Mesmo sem Rafael Nadal, machucado, a Armada aplicou 4 a 1 sobre Jurgen Melzer e companhia.

    Quem terá a dura missão de parar os espanhóis serão os americanos, que venceram a França fora de casa com mais um show de John Isner. O gigante bateu Jo-Wilfried Tsonga e garantiu o ponto decisivo.

    Mesclando a experiência de Radek Stepanek com a potência de Tomas Berdych, a República Tcheca despachou a Sérvia, que não contou com Novak Djokovic, descansando em Monte Carlo após o título de Miami.

    A Argentina fecha o grupo dos semifinalistas. David Nalbandian e Juan Martín Del Potro comandaram os Hermanos na vitória de 4 a 1 sobre a Croácia de Marin CIlic e Ivo karlovic.

    Raquetada – Promessa nacional, Bia Haddad Maia venceu seu segundo torneio profissional com apenas 15 anos de idade. A tenista, que ainda prioriza os torneios da categoria juvenil, atropelou a sul-africana Natasha Fourouclas, três anos mais velha, e finalizou a semana perfeita no ITF de Ribeirão Preto. Ótima notícia para o adormecido tênis feminino brasileiro.

     

    Guilherme Daolio é Jornalista e Radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonado por tênis por influência de seu pai, acompanha o esporte desde pequeno. No momento em que Djokovic, Federer e Nadal polarizam as quadras, Guilherme arrisca suas raquetadas por aqui. Novidades, projeções, análises, informações, apostas e tudo que envolva a bolinha amarela vira assunto.

    O nosso colunista já passou pela Rede Record e pelo Portal IG. Hoje é editor de texto da ESPN Brasil e louco por tênis.

    • Tweet
    • Tags:
    • copa davis
    • raquetadas
    • tênis
    • thomaz bellucci

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter