Acabou o drama. O Brasil está de volta ao Grupo Mundial da Copa Davis após nove anos de tentativas frustradas. Os responsáveis pelo terceiro ponto foram Marcelo Melo e Bruno Soares, que fizeram um jogo duro contra os russos Alex Bogomolov e Teymuraz Gabashvili, mas venceram em sets diretos depois de duas horas e meia de partida: 7-5, 6-2 e 7-6.
O adversário na primeira rodada da elite do tênis mundial será sorteado na quarta-feira. Se cair contra Espanha, República Tcheca, Croácia, França ou Áustria, o Brasil jogará em casa. Caso seja sorteado os Estados Unidos ou a Argentina, nossos tenistas terão que viajar. Perante a Sérvia haveria um novo sorteio para definir o mando.
Desde que caiu em 2003, a equipe brasileira parou seis vezes na repescagem. As duas derrotas mais doloridas foram as mais recentes. No ano passado, contra a mesma Rússia, tivemos dois match points para fechar o duelo fora de casa, mas sucumbimos. Em 2010, chegamos a vencer as duas primeiras partidas contra a frágil Índia, mas também batemos na trave.
No jogo deste sábado, os mineiros começaram arrasadores e abriram 4-1. Quando tudo indicava uma primeira parcial fácil, os dois permitiram a reação de Bogomolov e Gabashvili, que empataram em 5-5. Porém, com mais uma quebra, o Brasil fechou o set no décimo segundo game. Na sequência, Melo e Soares elevaram o nível e fecharam facilmente em 6-2. O terceiro set foi equilibrado e decidido apenas no tiebreak. Os russos chegaram a salvar um match point, mas na segunda tentativa os brasileiros não vacilaram e fizeram a festa do público que lotou o clube Harmonia, em São José do Rio Preto.
Semifinais – Nas semifinais do Grupo Mundial, os Estados Unidos marcaram o primeiro ponto contra a Espanha. Os irmãos Bryan passaram por Marcel Granollers e Marc López em quatro sets e mantiveram vivas as chances de uma virada histórica. Na outra série, a República Tcheca virou pra cima da Argentina e ficou perto da vaga na decisão. Tomas Berdych e Radek Stepanek superaram Carlos Berlocq e Eduardo Schwank em sets diretos. Neste domingo acontecem os outros dois jogos de simples de cada série.
Guilherme Daolio é Jornalista e Radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonado por tênis por influência de seu pai, acompanha o esporte desde pequeno. No momento em que Djokovic, Federer e Nadal polarizam as quadras, Guilherme arrisca suas raquetadas por aqui. Novidades, projeções, análises, informações, apostas e tudo que envolva a bolinha amarela vira assunto.
O nosso colunista já passou pela Rede Record e pelo Portal IG. Hoje é editor de texto da ESPN Brasil e louco por tênis.
Deixe um comentário